Política

Paulo Guedes questiona ‘qual o problema’ em tarifa de energia mais cara

Negando, pelo menos por enquanto, a necessidade de um racionamento no país, o governo federal voltou a fazer um apelo a população para que utilizem a energia de forma racional. O Ministério de Minas e Energia anunciou que pretende premiar o consumidor, seja residencial, comercial, industrial ou rural, que conseguir reduzir o consumo. A ideia, segunda o ministro Bento Albuquerque, é, com a redução, tentar evitar que o nível dos reservatórios caia ainda mais. Ele garantiu que a medida está longe de ser classificada como racionamento. “Eu não entendo como racionamento essas medidas que foram adotadas pelo governo federal. Eu faço uma analogia como se você tivesse que participar, na sua casa, de um esforço para reduzir o consumo em face a seccionalidade que estão passando.”

As regras da premiação ainda não foram definidas. A expectativa é de que os detalhes sejam divulgados no mês que vem. Essa é mais uma tentativa do governo de tentar evitar a sobrecarga no sistema elétrico, com risco de apagões ou a necessidade de racionar a energia. O governo alertou também que, se não houver redução do consumo, as tarifas vão continuar subindo indefinidamente — como explica o secretário de Energia, Christiano Vieira da Silva. “A tarifa tem que contemplar esses custos. Quando a gente fala em resposta da demanda, é uma oportunidade que se dá aos consumidores de dizer ‘olha, aqueles custos contemplados podem ser menores se você ficar um esforço’”, explica.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, mostrou confiança de que o país está superando as dificuldades e minimizou o impacto dessa questão energética. “Eu estou muito confiante de que nós vamos atravessar. Se no ano passado, que era um caos, nós nos organizamos e atravessamos, porque nós vamos ter medo agora? Qual que é o problema agora, que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos? Ou o problema agora é porque está tendo uma exacerbação porque anteciparam as eleições? Tudo bem, vamos tapar o ouvido e atravessar. Vai ser uma gritaria danada, mas vamos chegar lá.”

Jovem Pan

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.