Artigos

Paraíso da Terra, um recanto goiano, que merece esse nome

      Num Estado onde o turismo de alto nível, com valores acessíveis, é uma raridade, às vezes é possível encontrar surpresas agradáveis capazes de fazer a alegria de qualquer viajante. Um local que reúne qualidades encantadoras fica a poucos quilômetros de Brasília e cerca de 186 quilômetros de Goiânia. Parece uma pretensão, ou apenas uma jogada de marketing, que o misto de fazenda e reserva ecológica se denomina Paraíso da Terra, mas não é nada disso, a região merece o batismo.

         Fruto de uma dedicada ação dos que coordenam o Instituto Teosófico encastelado na Capital Federal, o quadrilátero fica bem próximo a cidade de Brazlândia, com acesso em apenas quatro Km de estrada de terra, com entrada à direita antes do posto policial que fica num povoado com apelido de vendinha.

         O lugar é lindo, limpo e bem cuidado, com paisagens de tirar o folego. Com esmero, construíram uma espécie de templo grego, destinado a reuniões e meditação, que se ergue imponente com suas formas arredondadas e cores brancas que se confundem com as nuvens. A paisagem tem semelhanças com a famosa região da Capadócia, na Turquia,  faltando apenas os balões para a comparação ser mais completa.

          Ali presenciei um dos mais belos por do sol de minha existência e, definitivamente, o mais revigorante céu de estrelas que se pode deslumbrar. São muitas as cachoeiras que completam a magia do Paraíso da Terra. A primeira delas, que se denominou estação primavera, fica a cinco minutos do restaurante, é acessível aos idosos e famílias com bebes, visto que se pode chegar até as corredeiras estacionando o veículo ao lado da queda d’água. As demais atrações de cachoeira possuem trilha fácil e surpreendem até os exigentes usuários que frequentam o circuito de Pirenópolis.

     O  que mais agrada no resort, pelo menos em minha concepção, é a proposta que se oferece às famílias. A alimentação é de um tempero caseiro delicioso, mas estritamente vegetariano. Bebidas alcoólicas não são permitidas, drogas nem se fala e, que alivio, existem regras obedecidas sobre horários de silencio e a iniciativa não se ajusta a nenhum dos tarados do som automotivo.

     Em todos os finais de semana, e feriados prologados, existem cursos, palestras e workshop, voltados para o aprimoramento espiritual, crescimento íntimo, yôga, meditação transcendental e troca de filosofias positivas. Como salientamos, existem opções nos valores de hospedagem, com pensão completa, que atendem todas as faixas  econômicas. É possível optar por alojamentos coletivos, quartos simples e confortáveis suítes. Ou seja:  é uma atração acessível a estudantes ou famílias com baixa renda.

      A higiene e os cuidados com plantas, espelho de água, roupas de cama, confortáveis redes brancas, disponíveis em chalés de descanso,  impressiona por se tratar de uma região da zona rural, em espaço de terra. O local ainda oferece iglus para conclaves de escoteiros ou grupos similares e, na tranquilidade, todos os dias, é possível descobrir uma paisagem diferente ou um, nicho especial para se curtir.

  Os colaboradores representam uma atração à parte. Ninguém fica sem atendimento ou atenção. No bom sentido, o capataz é um cidadão elétrico, exigente e antenado em tudo, que se chama Oswaldo e logo se percebe que ele adora ser um xerife do bem, que termina tudo com um sorriso generoso, certo de que as pessoas vão embora e voltarão. Afinal, o Paraíso da Terra é irresistível e revigorante. Vale a pena conferir.

 Rosenwal Ferreira, jornalista e publicitário

facebook/jornalistarosenwal

twitter: @Rosenwalf

www.rosenwalferreira.com.br

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.