Artigos

Padre Luiz Augusto e o noivado com o vil metal

         Como se fosse uma vela acessa a derreter parafina, o Padre Luiz Augusto se desmorona aos poucos mostrando que a cúpula da Igreja Católica estava certa em frear seus arroubos. Sob o manto do bom cristão, e com uma oratória capaz de arrebatar corações, ele foi tomando gosto na arte de encher as tulhas de sua paróquia com o capim do capitalismo selvagem. Com o foco no vil metal, mesmo que direcionado a bons propósitos, se enriqueceu de amigos endinheirados tornando-se, por excelência e de propósito, um pop star entre os ricos e famosos.

         Fiel ao estilo capaz de paparicar quem possui gaita para tocar o que dá na telha, ele foi um dos primeiros a visitar, na delegacia, o empresário Maurício Sampaio, apontado como principal suspeito de ser o mandante do assassinato de Valério Luiz, o radialista. Nada de errado com o gesto. Até acho que o soberbo milionário, dono de cartório, emissora de rádio, fazendas e centenas de propriedades, é uma alma amargurada que precisa de conforto. Sobretudo se for comprovada sua diabólica participação num crime com tamanha crueldade e covardia.

        O desconforto é que o Padre nunca foi de rezar o terço junto às figuras envolvidas em delitos de sangue. Ao que tudo indica Maurício Sampaio é de uma casta que merece expedita ação do pregoeiro da Santa Sé. Imagine deixar ao léu das grades uma ovelha capaz de assinar cheques e doações capazes de balançar crucifixos? Deus nos livre de tamanha heresia. Deve ter raciocinado o Padre dos podres de rico e dos ricos que se fazem podres.

         Mesmo sendo amigo de santos que se invoca de joelhos, Padre Luiz não teve proteção e acabou esbarrando, na porta do Distrito Policial, com o sofrido Mané de Oliveira que ainda carrega no peito o coração inerte e ensanguentado do filho executado a sangue frio. Com olhar dilacerado pela dor, Mané ainda encontrou forças para cravar uma indagação visceral: “Padre, o senhor não foi rezar no enterro do meu filho!” Pobre Mané, diria Carlos Drummond, a algibeira da família dele não é das que atraem as batinas do Padre Luiz.

    De qualquer forma, tudo indica que o poderoso Maurício Sampaio vai precisar mais do que missas encomendadas para se livrar da canga que lhe pesa os ombros. É fato que seu quarteto de advogados é um vulcão que jorra poderes e influências que somente as grandes fortunas conseguem ajuntar no mesmo curral. É por isso que mesmo no sufoco ele sorri com indisfarçável ironia.  

           Felizmente os tempos são outros. A investigação policial não se curva aos barões da dinheirama, o judiciário se firma como um poder acima das nobrezas que pensam controlar a tudo e a todos, a imprensa continua livre e as redes sociais representam um extraordinário papel. Como se não bastasse, a justiça divina não reza na mesma cartilha do Padre Luiz. Na bíblia está escrito: “vinde a mim os mansos e humildes de coração.” Sugiro ao Padre Luiz, a quem já tive a oportunidade, no passado de elogiar e admirar, que releia as escrituras no tocante aos ricos…

Rosenwal Ferreira: Jornalista e Publicitário

Twitter: @rosenwalF

facebook/jornalistarosenwal

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

21 Comentários

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • este padre tem esta carracteristica mesmo , ja ouvi ele falar em missa sobre massons que sao pessoas com parte com o Diabo , e depois batizar filho dos mesmos pois seu sobernome erra de uma das familhas mais poderrosas de Goias , um homem que tinha como ministro de eucaristia o maior fraudador da coca cola no mundo , dono de um poderosso supermercado que esta comprando todo o setor onde esta instalado , quer esperar oque mais de um ser como este .

  • O senhor se equivoca ao dizer que o padre Luiz ‘nunca foi de rezar terço ao lado de pessoas envolvidas com delitos de sangue’. Qualquer pessoa que conheça a rotina do Pe Luiz pode afirmar que ele sempre visitou pessoas nos presídios. Na paróquia onde frequentei durante bons 15 anos, havia um grupo de voluntários que acompanhavam o Pe semanalmente nessas visitas. Assim como haviam tb aqueles que o acompanhavam em hospitais e periferias. O seu texto é cruel e injusto. Primeiro por julgar um simples ato de alguém visitar um outro alguém. Depois por criar elocrubações sobre as possíveis motivações.

  • Como é fácil julgar não é?! Cada profissional deveria se ocupar em executar a função que é cabível . Quem conhece vida, história e obra do padre Luiz sabe o que ele é e foi capaz de fazer em prol do outro. Esquecem de dizer que muitas vidas voltaram a existir por que ele foi capaz de dar a vida pelo próximo. Por favor lembre-se de que existe crime muito maior do que rezar por aqueles que julgamos os piores seres humanos (quem está no presídio.
    Sou a favor da liberdade de imprensa, mas atenham-se aos fatos.

  • EU TENHO PAVOR DESSA CAMBADA DE PADRES… PEDÓFILOS, CORRUPTOS, GAYS, CAPITALISTAS. SE ACHAM PODEROSOS, MAS NÃO PASSAM DE ALMAS FRACAS. ESSE PADRECO LUIS NÃO TINHA NADA QUE VISITAR ESSE MONSTRO QUE DESTRUIU UMA FAMILIA INTEIRA. A IGREJA DEVERIA EXPULSAR ESSA PRAGA DE SUAS EMPRESAS CELIBATÁRIAS.

    • Concordo plenamente amigo. Esse padre é um grosso e mal eduado.
      Certa vez presenciei ele chingando um funcionario dele dentro da igreja e ainda em um casamento fez mäe e criança sairem da igreja pois segundo ele estava atr_apalhando seu sermão.
      Detesto essa raça de padres que pensam que são Deuses.

    • a missa das dez de domingo é cheia de criança chorando, resmungando e quando os pais querem se irritar com o fato ele acalma dizendo para deixar a criança à vontade. Injusto tudo isso.

  • Formadores de opinião, especialmente, os que alcançam uma grande parte da população, no mínimo deveria conhecer o assunto antes de emitir uma opinião tão particular. Talvez se conhecesse o trabalho missionário e frequentasse a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, veria que a grande maioria das pessoas que frequenta a sua Paróquia são pessoas simples e não endinheiradas como foi citado. Vá lá, tenho certeza que será bem recebido. Paz e respeito ao próximo.

  • Sr. Rosenwal, quem ë o senhor para falar sobre as atitudes do Padre Luiz? Eu sou uma advogada, participei e participo das missas do Padre Luiz e não ë verdade que o Padre Luiz é amigo só dos ricos. O padre Luiz chora conosco, com nossas aflições e doenças. O Padre Luiz ama o pröximo, ë amoroso, um tocador de obras, e eu conheço o Mauricio, lamento muito pelo Mané de Oliveira. Eu até te escutava em seu programa, mas agora vc se tornou para mim uma pessoa que se aproveita da dor do outro para aparecer. QUE TRISTE…

  • Fico envergonhado ao ler este texto insensato, torpe e infame. Mais do que vergonha me sinto enojado ao ver uma pessoa pública com tamanha formação, como descrito neste blog, escrever uma narrativa com palavras vis e com sentimentos desprezíveis a respeito de um padre. Fica bem claro e evidente que se trata de uma afronta pessoal e que apenas usou de um fato específico para atacar um padre emmeio público na tentativa de formar opiniões equivocadas.
    Convido a todos os leitores a conhecer as obras sociais e espirituais realizadas por um grupo de pessoas e coordenadas pelo Pe. Luiz Augusto, e a partir disso formar uma opiniao a respeito. Quem o conhece (ele e toda sua equipe) sabe a quantidade de pessoas que se beneficiam como as sua atitude. Empregos, cestas básicas, doações, casas de acolhida, centro de recuperação de drogaditos, asilos, creches várias outras instituições sustentadas pela ajuda dos que reconhecem os frutos e a força do amor ao próximo pregada por este padre.

    Seja mais humano em reconhecer a injustiça descrita em seu texto sr. Rosenwal e como jornalista e pessoa pública jamais afirme na mídia algo fictício como a assertiva “O desconforto é que o Padre nunca foi de rezar o terço junto às figuras envolvidas em delitos de sangue…

    Matar com palavras é também um crime com tamanha crueldade e covardia. Pense, pesquise e relate o que é verdadeiro.

  • Ja foi no presidio com o Padre Luiz?
    nunca foi ne, procura saber como e o Padre Luiz e depois fala dele.

  • Somente pesssoas que nao tem doutrinas sao capazes de fecharem os olhos para nao verem os caminhos que Jesus passou.
    Parabens Padre Luiz, o Senhor e capaz de ensinar as pessoas a serem de DEUS por inteiro. E isso causa desconforto para grandes cupulas, como o jornalista Rosenwal escreveu nas trevas do seu comentario.

  • Injusto e equivocado a opinião.
    Admiro muito o jornalista , mas neste caso descordo plenamente.
    O Padre Luiz e um exemplo que todo cristão deve seguir. Sem
    visitou e rezou para presos , pobres e ricos. Sua vida sempre foi de visitas a presídios , a doentes e de trabalho incansável para evangelizar e ajudar o próximo.
    Convido a todos a acompanharem as missas celebradas pelo padre e presenciarem que ali se encontram todas as classes sociais .

  • Parabens Rosenwal,você não disse nenhuma mentira.Eu convivi bem próximo ao Pe. Luiz e sei que ele foi visitar o Sampaio pelo bem financeiro que ele faz as obras sociais e a imagem do homem Luiz Augusto.Triste ver seus seguidores bravejando e defendendo ele tanto.Como esta escrito na bíblia “bobo do homem que confia no homem e acha que nele encontrara a salvação”.O padre Luiz é sim um arrogante,dissimulado,faz as coisas?Faz sim,mas com o intuito de se promover(exemplo é que ele só visitava as obras da sagrada familia quando iam filmar ou fazer uma reportagem sobre a obra),ele da atenção especial aos endinheirados sim,e se preciso for desdiz o que fala sempre se isso for lhe garantir alguns gordos cheques.Um Padre que trata melhor uma senhora endinheirada do que sua própria mãe,se espera o que?Falo porque conheço bem ele e presenciei varias conversas na secretaria e quem tbm participava dessas conversas sabe que não estou a mentir.Um padre que não obedece a hierarquia da igreja,usas as pessoas para se promover e trata com desdem quem não possa lhe trazer algum ganho midiático, publicitário,financeiro…Prega uma coisa e faz outra.Seus seguidores devem obedece-lo cegamente e ele obedece?A me poupe vocês que o seguem e fica a defende-lo.Apesar de ter sido dolorido ao mané ve-lo visitar o suposto mandante da morte do seu filho e os que admiravam o padre Luis,eu em particular fiquei feliz pois sua mascara caiu.

    • Vc e que e uma pessoa recalcada e tem inveja do padre Luiz Augusto nao sabe de nada nao conhece nada so se preocupa com sigo mesmo talvez se conhecer melhor as obras e a luta do padre e sua mascara que vai cair seu invejoso…

  • Se tudo o que a última pessoa comentou é verdade, qual motivo teria o mesmo em ficar anonimo? Tamanha hipocrisia dessas pessoas,que ficam no anonimato mentindo, melhor se calassem ao invés de falar bobagem. Sr Rosenval, admiro muito a sua pessoa e suas opiniões jornalisticas, mas infelismente o senhor foi infeliz nestes comentários doentios, tentando confundir a cabeça de pessoas e lamentavelmente encontrou esses coitados fracos dos comentários negativos. Temos que deixar a justiça agir e procurar os verdadeiros culpados, pois que eu me lembre deste caso, em nenhum momento o Pe Luis foi citado ou arrolado como envolvido. E se seu pecado foi visitar um presidiário, ele estará pecando cotidianamente pois está sempre visitando os presidios e hospitais. E quantos desse que fizeram comentarios maldosos e mentirosos foram visitar algum doente que não conhece? Não digo nem o preso. Esse ultimo comentario é patetico, e deve ser de alguem que queria lesar alguem ou levar vantagem em algo e o padre não aceitou, assim como fez com vários lobos em peles de cordeiro que existe até hoje na Paróquia Sagrada Familia. E será que esses que comentaram estas bobageiras, sabem me explicar o motivo que hoje os Bispos de Goiânia vivem fazendo visitas a esta paróquia com tanta frequencia? E já nas outras precisam agendar datas para visitas? Expliquem já que sabem demais.

  • CONHEÇO O PADRER LUIZ DESDE RIOVER SUA FAMILIA,E VOC~E TAMBÉM CONHECE ELE,JESUS VEIO PARA OS PCADORESE NÃO PARA OS SANTOS COMO VOCE rOSENVAL.

  • Cada qual usa o oportunismo como pode. Voce por exemplo, esta usando a influencia do padre para se promover. Isso tambem nao e se vender? Voce fala do que nao conhece.