Justiça

OAB-GO se posiciona a favor do porte de armas para advogados

O conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) já se posicionou favoravelmente ao porte de arma para advogados. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil também. É preciso que o projeto de lei seja aprovada no Congresso Nacional.

A entidade de advocacia elenca argumentos em seu favor: a violência a que tem sido exposta e a paridade do sistema de Justiça, já que juízes e promotores têm porte.

No caso dos advogados, a compra fica condicionada à comprovação de inscrição e regularidade na OAB; de capacidade técnica e psicológica para operar a arma; e da ausência de condenação criminal por crime doloso.

A medida é prevista pelo projeto de lei 4426/20, que altera o Estatuto da Advocacia, para autorizar a compra e o porte de armas de fogo de uso permitido por advogados em todo o território nacional.

O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também altera o Estatuto do Desarmamento para definir quais outros profissionais estariam autorizados a comprar e a portar armas de fogo por exercerem atividade de risco.

Crimes

Advogados assassinados

Dois crimes contra advogados chamaram bastante atenção neste em Goiás. O primeiro deles foi a morte de Hans Brasiel da Silva Chaves, de 31 anos, em Aruanã, no dia 6 de fevereiro. Ele foi morto a tiros dentro do próprio escritório, segundo denúncia do Ministério Público, pelo advogado Adelúcio Lima Melo.

Já em outubro Frank Alessandro Carvalhaes, de 47 anos, e Marcus Aprigio Chaves, de 41 anos, foram mortos a tiros após dois homens se passarem por clientes no escritório de advocacia das vítimas, no Setor Oeste, em Goiânia. Um dos atiradores, Pedro Henrique Martins Soares, de 25 anos, foi preso em Tocantins no dia 30 de outubro. O outro foi morto pela Polícia Militar tocantinense.

O suspeito de ser o mandante do crime é o fazendeiro Nei Castelli, de 58 anos, que foi preso na terça-feira, 17. Com a prisão dele, todos os quatro suspeitos de participarem de alguma forma do duplo homicídio já estão presos.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.