Artigos

O nordeste está com Lula e não abre

Piada surrada e infame, diz que uma mulher linda,  sensual, dessas que se encontra apenas nas páginas da Playboy, porém, sádica de carteirinha, topa ir com o sujeito para o motel, tira a roupa, fica nuazinha na cama, faz uma pose erótica e diz com  todas as letras: “querido, estou contigo e não abro.”

Brincadeiras à parte, em poucos dias visitando as dunas calientes e o mar cristalino de Natal, conversei com eleitores de todos os matizes – taxistas, empresários de médio porte, recepcionistas, garçons e etc –  sendo que nessa pequena, mas até expressiva amostra, consegui deduzir que o nordestino não só está com Lula como abre e fecha todas as portas e janelas que homem solicitar. É o “Deus” do pedaço.

É interessante perceber a lógica humana em uma região receptiva ao turista, com um povo que ama ser acolhedor e não bate de frente com ninguém. Certo de que o cidadão do circuito que eles chamam de Sul Maravilha ( São Paulo, Rio de Janeiro,Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outros rincões, como o Centro-Oeste em que a chuva acontece) está nutrindo azedume contra Luiz Inácio e companheiros, quem vive no nordeste, não esboça reação alguma frente as críticas. Engole calado, abaixa os olhos e até dá um sorriso amarelo estilo Mona Lisa da caatinga.

Se juntar à babel de criticaria, nem pensar. Quando mudei de tática, afirmando que havia uma conspiração contra Lula, mudou-se o rumo de todas as prosas. Pois é. Indiferente às denúncias de enriquecimento dos filhos, de fraudes na Petrobras e corrupção a granel, o grosso dos contribuintes da região considera tudo Avesso a acreditar nas manchetes dos jornais,  com reprodução rara na mídia local, e pouco se lixando ao estardalhaço dos telejornais, o eleitor de Lula, que faz diferença nas urnas nordestinas, está disposto a apoiar o conterrâneo doa o que doer. Argumentos? São alinhados no mesmo viés num refrão que parece combinado. “ Todo mundo rouba e Lula é gente nossa. “Ajudar a família é uma tradição, se fosse eu, também colaborava.” “Lula foi traído, se pegou para ele conquistou esse direito.” “O povo que não é nordestino persegue o Lula.”

Sendo assim, quem se agasta com o petista mor pode colocar as próprias barbas de molho, porque ele tem os pelos untados com o melhor azeite de dendê produzido na região da seca. Os votos que ainda possui de forma cativa, inabaláveis em meio à tormenta e baixo astral, vão continuar com vento a favor nos Estados que o considera uma divindade na política nacional. É simples assim.

Se enfiar o homem na cadeia será pior. Muito pior. Estou convicto que receberá status semelhante ao Padre Cícero. Numa hipotética situação conclamando a pegar em armas para defender Lula, o tal exército de João Pedro Stédile não terá o mínimo problema para conseguir voluntários. Mesmo com facões improvisados, foices enferrujadas e nenhum treinamento, será fácil reunir vários batalhões para defender um ex-presidente que paira acima dos ídolos.

Os motivos dessa adoração que, em vários tópicos fogem à lógica, merecem estudos que ocupariam vários livros. No momento comprova o que já sabemos: o Brasil está e vai continuar dividido. As noites de amor, beijos,  romance e ideais comuns, vão se inviabilizar numa tremenda neurose coletiva. No estilo da impossível conciliação entre o sádico e a masoquista: “me bate, não bato”

Quanto à Dilma, e ao próprio PT, essa é outra história.  Se colocarem todos na fogueira, desde que Lula fique rindo ao ver a galera arder em fogo, está limpo.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.