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O homem goiano sai da caverna

Com um pé na zona rural e outro nos holofotes da zona urbana em sua magia difusa, o homem goiano se afundou num poço de contradições. Seja por tradição, preconceito ou machismo ¨espinho de pequi¨, sempre temeu o crivo social e encarou como pesadelo qualquer verniz de criticismo à sua masculinidade ao mais fiel estilo bota com espora cortante. Com isso, relutou em adotar padrões de consumo pessoal que pudessem arranhar sua reputação e oferecer margem para chacota dos amigos.

Tópicos normais nos grandes centros urbanos, como fazer a unha no salão de beleza, tirar a cutícula e passar uma base para proteger e embelezar as mãos, até pouco tempo podia ser considerado como sinal de gay enrustido. No mesmo viés, alinhava-se limpeza de pele, banho de lua para colorir os pelos do corpo, hidratação nos cabelos e assim por diante. Em alguns bolsões, ainda persiste a gozação e os sorrisos de sarcasmo aos que se entregam a certos luxos antes típicos da vaidade feminina.

Hoje, principalmente com a segunda geração de jovens urbanos evoluindo na aceitação das diferenças e na árdua conquista dos movimentos LGBT, está se ampliando uma gama de serviços especiais que atendem o macho conservador, tradicional até os ossos, e que pode utilizar as boas coisas da vida sem culpa no cartório.

Pioneiro em diversos aspectos, o conhecido Su, idealizador da franquia Su Beauty, lançou a versão Su Beauty For Men, num templo especial, oferecendo mimos que as esposas se acostumaram a curtir no deleite cotidiano. Entre um chá gelado e cappuccino com biscoitinhos, é possível escolher um leque de opções de embelezamento sem nenhuma censura e ótimos resultados.

O pioneirismo está fazendo escola. Tanto que surgiu na capital um inacreditável salão, idealizado pelos inovadores Rodrigo Reges Carvalho, Henrique Reges Carvalho e o chef Felipe Arrojo, cuja amplitude só existe nos rincões da Europa, fruto de investimento pesado outrora bancado pela máfia.

Fica até difícil de acreditar que foi possível, com know-howexclusivamente goiano, erguer a Joe´s Barbearia. Num só local, com um refinamento direcionado apenas ao público masculino, foi estruturado, em convivência harmônica, um bar restaurante, mesa de bilhar, profissionais para formatar uma esmerada barba com técnica adequada e um amplo cardápio para cuidar do corpo masculino.

As adequações foram tão felizes que encantaram empresários de outros países dispostos a copiar o modelo desenvolvido. Pontos para o empresariado local, sempre atento para tirar proveito dos nichos, que soube aproveitar, com estratégia diferenciada, a fuga das cavernas.

Definitivamente, é um progresso digno de registro que, se de um lado alisa o ego e beneficia o egoísmo do homem, de outro o torna mais digno para as mulheres que historicamente se cuidaram. Os afagos, disponíveis nos locais citados para os poucos que podem bancar a conta, vão exigir, e nivelar por alto, todo o segmento disponível na capital. Anotem.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

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