Trânsito

Novo sistema de bilhetagem do transporte público de Goiânia deve começar a funcionar no sábado; veja mudanças

FOTO: Divulgação/RedeMob

O novo sistema de bilhetagem para entrar em ônibus e terminais do transporte coletivo da Grande Goiânia deve começar a funcionar a partir do próximo sábado (23). A operação é totalmente digital e conta até com reconhecimento por biometria facial. Veja as mudanças:

  • Recarga a bordo: é feita com o uso de cartão de crédito ou débito. Os passageiros não precisam trocar os cartões por novos. De acordo com a Redemob, após colocar o cartão, demora em torno de 10 segundos para aparecer uma mensagem no visor do liberando a passagem.
  • Biometria facial: é aplicada para quem faz o uso do cartão do idoso. Uma máquina fotográfica de alta resolução deve identificar o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

Quem migra o acesso para o novo sistema é o próprio passageiro, apresentando o cartão Sitpass no novo leitor – de cor amarelo – instalado nos ônibus e terminais. O processo é automático e feito apenas uma vez. De acordo com a administradora do transporte, caso o passageiro tenha problemas com o cartão, ele deve conversar com o motorista para que o oriente.

Novo sistema

De acordo com a Redemob, mais de 1,6 milhão de pessoas utilizam o transporte coletivo na Região Metropolitana. Segundo o diretor executivo da Redemob, Leomar Avelino Rodrigues, mais de R$ 16 milhões foram investidos no novo sistema, que busca integrar tecnologia e comodidade para os clientes.

“A evolução vai trazer maior conveniência, segurança contra fraudes e possibilidades de políticas públicas para o segmento de transporte coletivo. Nós nos preparamos tecnologicamente e treinamos nossa equipe. São mais de 4 mil profissionais envolvidos. Estamos preparados para resolver qualquer problema que ocorra”, pontuou.

A previsão da empresa é de que, com a continuidade da implantação no decorrer do primeiro semestre deste ano, o novo sistema possa aderir novas formas de pagamento da passagem, como o pagamento via cartão de crédito, de débito, QR Code e também via conta corrente virtual, modelo de pagamento conhecido como pagamento baseado em conta (ABT).

Fonte: G1 Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.