Brasil

Novas normas para seguro de automóveis entram em vigor nesta quarta; veja o que muda

Contratar um seguro de automóvel pode ficar mais barato e mais flexível com as normas que entram em vigor nesta quarta-feira, 1º. Com as mudanças, o consumidor agora pode contratar uma apólice parcial. Ou seja, um seguro que cobre apenas a parte dianteira do veículo, os retrovisores ou os vidros, e não todo o automóvel. O cliente também pode optar por excluir alguns serviços. Será possível optar por uma cobertura para roubo ou furto e excluir o seguro para casos de acidente do pacote, por exemplo. Além disso, a apólice agora pode estar vinculada à pessoa física, e não ao veículo, beneficiando motoristas de aplicativo que usam carros alugados. As seguradoras têm até 180 dias para se adaptarem às mudanças.

Para o advogado e economista Alessandro Azzoni, a mudança é positiva porque pode baratear o seguro. No entanto, ele destaca que é necessário estar atento ao contrato antes de assinar. “Isso é muito positivo na questão de você atrair o consumidor, mas tem o lado negativo. Na hora da contratação, o consumidor nunca fica preocupado em olhar o contrato, só se preocupa com o valor que vai pagar. Isso pode causar muito problema pós-sinistro. E na parte final, na hora que tiver o sinistro, ele vai querer a cobertura e não vai ter por motivo de contrato”, diz. O advogado também afirma que, por mais que as seguradoras tenham 180 dias para incluir as novas regras, a mudança deve ser mais rápida. “Eu acredito que como é uma concorrência de mercado, muitas seguradoras vão acelerar o processo justamente para fazer a adaptação. Dentro de 30 dias já dá para começar a ser oferecido”, completa.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.