Internacional

Nova York vai exigir prova de vacinação para atividades cotidianas

FILE - In this Sept. 30, 2020, file photo, Waiter Lenworth Thompson serves lunch to David Zennario, left, and Alex Ecklin at Junior's Restaurant in New York. New York City will soon require proof of COVID-19 vaccinations for anyone who wants to dine indoors at a restaurant, see a performance or go to the gym, Mayor Bill de Blasio announced Tuesday, Aug. 3, making it the first big city in the U.S. to impose such restrictions.(AP Photo/Mark Lennihan, File)

A cidade de Nova York se tornará a primeira cidade dos Estados Unidos a exigir certificados de vacinação para trabalhadores e clientes de uma variedade de atividades – restaurantes fechados, academias e eventos – para pressionar as pessoas a se vacinarem, anunciou o prefeito Bill de Blasio na manhã de terça-feira, 3.

O programa, semelhante ao estabelecido na França e na Itália no mês passado, começará no final deste mês e, após um período de transição, será inteiramente aplicado em meados de setembro, quando as escolas deverão reabrir e mais trabalhadores poderão retornar aos escritórios em Manhattan.

O prefeito tem aumentado a pressão para vacinar mais nova-iorquinos para reduzir uma terceira onda de casos de coronavírus. Ele está exigindo que os funcionários da cidade sejam vacinados ou façam exames semanais e ofereceu um incentivo de US$ 100 (o equivalente a R$ 500) para o público.

Cerca de 66% dos adultos na cidade estão totalmente vacinados, de acordo com dados oficiais, embora algumas áreas da cidade tenham taxas mais baixas.

De Blasio ficou relutante em reimpor o uso obrigatório de máscara em ambientes internos como já ocorria em algumas outras grandes áreas urbanas, incluindo o condado de Los Angeles, San Francisco e Washington. Ele encorajou os nova-iorquinos a usarem máscaras em ambientes fechados na segunda-feira e recebeu críticas por não exigi-las.

Como parte do novo programa, a cidade de Nova York criará um passe de saúde chamado “Key to NYC Pass” para fornecer o certificado de vacinação necessária para trabalhadores e clientes em restaurantes fechados, academias, entretenimento e apresentações.

Na França, as pessoas em breve terão que mostrar um passe de saúde – comprovando a vacinação ou um teste negativo recente – para visitar bares fechados, restaurantes e academias. Já foi implantado em parques de diversões, teatros e locais que recebem mais de 50 pessoas. Na cidade de Nova York, será necessário comprovar a vacinação e não haverá opção de teste.

As restrições na França levaram milhões de pessoas a agendar vacinas e também geraram uma série de protestos entre pessoas que disseram que isso infringia suas liberdades pessoais.

 

Bill de Blasio
Bill de Blasio Foto: EFE/ Tannen Maury

De Blasio disse que quer encorajar os nova-iorquinos a se vacinarem se quiserem aproveitar a vida na cidade.

“Achamos muito importante deixar claro que, se você for vacinado, poderá se beneficiar de todas as formas”, disse de Blasio na segunda-feira em entrevista ao NY1. “Você consegue viver uma vida melhor. Além da saúde em geral, você participa de muitas, muitas coisas. E se você não for vacinado, haverá cada vez menos coisas que você será capaz de fazer.”

Os nova-iorquinos poderão continuar a jantar ao ar livre sem apresentar comprovante de vacinação. Para entrar em locais fechados, eles devem usar o novo aplicativo digital da cidade, o aplicativo do Estado ou um cartão de papel para mostrar o comprovante de vacinação.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.