Internacional

Nigéria decreta luto oficial após atentado terrorista matar 37 pessoas

Nigéria declarou nesta quarta-feira, 18, luto nacional de 48 horas após 37 pessoas morrerem em um massacre na província de Darey-Daye, na região de Tillaberi, na última segunda-feira, 16. As vítimas estariam cuidando de plantações quando homens armados em motocicletas chegaram disparando. Entre os mortos estavam 13 crianças e quatro mulheres. Segundo comunicado do governo, bandeiras ficarão a meio mastro pelos próximos dois dias. “Estamos determinados a continuar na luta contra o terrorismo até a nossa vitória final”, afirmou trecho do posicionamento nacional. Esta não é a primeira vez que a região é afetada pelo terrorismo no país.

Por ficar localizada em um ponto de fronteira com Burkina Faso e com o Mali, Tillaberi é alvo fácil de atentados. Em março, pelo menos 66 pessoas morreram em ocorrência semelhante na mesma cidade. A maior parte das violências é cometida por membros da al-Qaeda e do Estado Islâmico. Só em 2021, segundo dados da ONG Humans Rights Watch, mais de 420 civis foram mortos por ataques de rebeldes na cidade e no município vizinho, de Tahoua. O ocorrido fez com que milhares migrassem para outras cidades ou deixassem o país em busca de mais segurança.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.