Justiça Notícias

MP deflagra operação em Goiás, DF e mais 6 estados para investigar fraudes em compras de testes de Covid-19

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Falso Negativo para investigar possíveis irregularidades na compra de testes para Covid-19.

Os agentes cumprem, na manhã desta quinta-feira, 2, 74 mandados de busca e apreensão em Goiás, no Distrito Federal e em mais seis estados da União: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Paraná. Os mandados foram deferidos pela Justiça Criminal de Brasília.

De acordo com as informações, existem fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que marcas adquiridas seriam imprestáveis para a detecção eficiente do Covid-19 ou de baixa qualidade nessa detecção. O somatório do valor das dispensas de licitação sob investigação supera o valor de 73 milhões de reais.

Em Goiânia foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas empresas Goyazes Biotecnologia Ltda (Gbio), no Setor Santa Genoveva, e Supermédica Distribuidora Hospitalar Eireli (Supermédica Hospitalar), no Jardim América. Foram apreendidos documentos e mídias, que serão levados para a sede do CI/Gaeco e, de lá, enviados para o MPDFT, que fará a análise do material.

O processo corre em sigilo. Durante a operação e as investigações, o Gaeco tem tomado todas as cautelas em relação à situação de pandemia e à delicadeza do momento.

O Gaeco/MPDFT contou com o apoio dos seguintes órgãos:

– Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) da Polícia Civil do DF (PCDF);
-Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ;
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ);
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco/MPSP);
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (Gaeco/MPES);
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado da Bahia (Gaeco/MPBA);
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Goiânia (Gaeco/MPGO);
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (Gaeco/MPSC);
-Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Paraná (Gaeco/MPPR).

 

Fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.