Brasil Entretenimento Geral Notícias Sem categoria

Moda e alarmismo aumentaram a retirada de silicone, dizem médicos

A quantidade de mulheres que se submetem à cirurgia para retirada do silicone dos seios, chamada de explante, aumentou muito nos últimos anos. De acordo com especialistas ouvidos pelo R7, dois fatores influenciam nesse fenômeno: a moda – pois a tendência agora é ter seios pequenos – e o alarmismo diante de complicações de saúde causadas pela prótese, como fadiga, dores nas articulações e perda de cabelo.

Entretanto, eles destacam que não há comprovação científica da relação entre os implantes mamários e este conjunto de sintomas, chamado popularmente de Breast Implant Illness (doença do implante mamário, em tradução livre).

O cirurgião plástico Wendell Uguetto, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, afirma que percebe o aumento da demanda pelo explante no seu dia a dia profissional, embora não consiga quantificar precisamente a escalada.

“Há três anos, nenhuma mulher queria tirar a prótese. O volume [de retirada] aumentou consideravelmente. Se antes, a gente fazia um explante a cada dois, três anos, hoje fazemos um explante por mês”, exemplifica, de maneira geral.

A moda mudou

Uguetto afirma que o principal motivo para essa mudança é a moda, que antigamente valorizava mamas grandes e agora faz o oposto. “Nos próximos dois anos, vai aumentar a busca pelo explante e daqui uns cinco anos vai estar todo mundo colocando prótese de novo”, opina.

Em segundo lugar, o cirurgião cita o medo em relação à doença do implante mamário e à Síndrome de ASIA, sigla em inglês para “Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes”. Segundo ele, esse temor é impulsionado pelo relato de casos na mídia.

Ao contrário da chamada doença do implante mamário, a Síndrome de ASIA é reconhecida pela comunidade científica e pode estar relacionada a diversos fatores, dentre eles o silicone, como explica a cirurgiã plástica Juliana Sales, que também é membro da SBCP.

“Você tem várias tem várias situações que podem estar contribuindo [para a ASIA], o silicone pode ser uma delas. Mas tem uma série de sintomas que precisam ser preenchidos para dar esse diagnóstico. É uma síndrome mais vasta em termos de sintomas e pode estar relacionada com artrite reumatoide”, exemplifica.

FONTE:R7

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.