Artigos

Lula vai encarar?

    A queda de um avião, no sufoco do destino, provocou uma vertiginosa subida de Marina Silva nas pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. Essa realidade, aliada a uma rejeição pontiaguda de Dilma Rousseff entre os eleitores mais conscientes, ajeitou uma reviravolta nas eleições. Hoje, Marina Silva derrotaria o poste implantado por Lula com uma margem razoável de votos. Já se agasta pânico na cova dos leões petistas, que jamais sonharam abrir mão de mamar nas tetas generosas do poder.

       O cenário é o pior possível. Se antes, na eventual possibilidade de Aécio Neves ameaçar os destinos do lulopetismo, havia o plano B, no qual Lula nos minutos finais da partida eleitoral entrasse em campo, via uma renúncia de Dilma alegando motivos de saúde,  esta hipótese tornou-se uma corda podre.

       O nó é que Lula, mesmo tendo apostado em companheiros incompetentes como Haddad e Padilha, nunca foi besta. Parece que uma Alemanha entrou no campeonato. Mesmo com seu cacife, na voz rouca que entorpece a razão das massas, Luiz Inácio pode levar uma surra de Marina. A retórica, mentirosa até os ossos, mas que gruda no imaginário do povão, de que existe uma elite branca insensível contra os trabalhadores, não cola no caso de um Silva de saias.

       O que Lula vai dizer? Que Marina é elite? Que a moça não presta? Não vai dar certo. Ainda por cima, Marina com seu jeitão de Madre Tereza da floresta, conhece a fundo os porões do lulopetismo. Sua voz adocicada pode fazer um estrago dos diabos. Querida Marina, poderia argumentar Lula, a senhora nunca administrou nada. É vero, diria ela, somos iguais em tudo com exceção de que eu estudei e o senhor nem isso. Vou fazer um governo melhor do que o seu. A galera iria ao delírio.

      Além do mais, Marina já declarou que ficará apenas quatro anos e que não pretende uma reeleição. Essa é a melhor parte. Ela poderá herdar a lambança de Dilma, consertar a casa e entregar o País de bandeja a Luiz Inácio Lula da Silva para que ele, mais uma vez, usufrua de bons trilhos e faça um bom governo. Em quatro anos fica difícil de erguer um ídolo capaz de derrotá-lo. Acreditem, Lula não vai entrar para salvar o PT.

     Quanto à governabilidade, não vejo problemas. O nome do PMDB é pronto quando se trata de aderir ao governo de plantão. Os partidos nanicos de esquerda, tanto a ala raivosa quanto a turma caviar com champagne, já estão babando no imaginário de cargos disponíveis.

     O próprio PSDB, por que não? Em nome de um pacto nacional, pode se acomodar no colo do poder. Marina vai romper o ciclo preto e branco e terá – inevitavelmente se pretende governar – de colorir sua gestão. Embora tenha um viés religioso, firme nas concepções evangélicas, não terá motivos para incendiar o País nutrindo concepções capazes de colocar grupos ruidosos em protestos nas ruas. Vai evitar assuntos polêmicos.

    Quanto à sua birra com o agronegócio, deixa ficar. Uma coisa é bater o pé na qualidade de Ministro, outra é enxergar planilhas atreladas ao PIB e destruir a galinha dos ovos de ouro. Vai se enquadrar.  Com tudo isso, é melhor ir se preparando para engolir a tal rede de sustentabilidade no trono do planalto. Que Deus nos proteja.

 

Rosenwal Ferreira, jornalista e publicitário

twitter: @Rosenwalf

facebook/jornalistarosenwal

www.rosenwalferreira.com.br

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.