Brasil

Liminar autoriza funcionamento de lojas de conveniência associadas ao Sindiposto

Foto: Brasil Postos

Foi ajuizado pela 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos um mandado de segurança coletivo com pedido de liminar que permite o funcionamento das lojas de conveniência de postos de combustível da cidade. A abertura foi solicitada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindiposto) do estado de Goiás e é referente às lojas associadas ao sindicato.

A principal justificativa foi a edição do decreto nº 10.282/2020 e portaria nº116/2020, pelo Governo Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, respectivamente. A alteração fez com que as lojas de conveniência passassem a ser consideradas como serviço essencial, devido ao comércio de alimentos e bebidas. Mediante a isso, o decreto municipal editado pela Prefeitura de Goiânia no último sábado, 13, estaria infringindo direitos constitucionais.

“A crise sanitária atual exige do administrador público cautela e razoabilidade ao agir. A limitação aos direitos fundamentais do cidadão não pode causar um mal maior do que o que se busca evitar. Não é razoável tolher o cidadão de acesso ao trabalho, à saúde e lazer sob o fundamento de agir em prol da saúde deste mesmo cidadão. O eventual uso desproporcional de medidas restritivas, como no caso em tela, de proibição de abertura das lojas de conveniência nos postos de combustíveis, fere os princípios da igualdade jurídica e da isonomia”, explica a juíza Patrícia Machado, no relatório da decisão.

Assim, seu funcionamento deve ser reestabelecido, desde que cumpridos os protocolos de biossegurança e higienização. Fica decidido, entretanto, conforme o decreto municipal, que só é permitida a venda e retirada de produtos, sendo proibido o consumo dentro do local ou aglomerações dentro das lojas de conveniência. Em caso de descumprimento das medidas de segurança especificadas, será aplicada multa diária no valor de R$50 mil reais.

Fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.