Internacional

Justiça da França inicia julgamento dos atentados de Paris

A França inicia nesta quinta-feira, 8, o julgamento de 20 homens acusados de tramar e executar os atentados terroristas de novembro de 2015 em Paris, que deixaram 130 pessoas mortas em uma série de ataques coordenados com bombas e atiradores em bares, restaurantes e na casa de shows Bataclan. Ao todo, 14 pessoas serão julgadas em presença e outras seis à revelia. Este deve ser o julgamento mais longo da história do país, com previsão de nove meses de duração. Presencialmente, a Corte pôde receber 1,8 mil vítimas dos atentados e 300 advogados. Aqueles que foram vitimados pelo terror do dia 13 de novembro de 2015 e não quiseram ir presencialmente para o julgamento podem acompanhar as sessões por um link de transmissão online.

O primeiro dos 14 acusados pelos crimes de novembro de 2015, Salah Abdeslam, de 31 anos, se recusou a responder quase todas as perguntas do presidente do tribunal, Jean-Louis Periès. Ele, que é o único sobrevivente entre os executores do ataque, se limitou a afirmar que era um “combatente do Estado Islâmico” e fez declarações religiosas diante da Corte. Salah conseguiu fugir do país após participar dos atentados porque os equipamentos utlizados por ele para se explodir não funcionaram. Ele foi preso em 2016 e pode ser condenado à prisão perpétua. Além dele, outras 11 pessoas podem ter a mesma sentença. Uma nova sala foi construída especificamente para receber advogados e sobreviventes como forma de segurança e outras medidas extraordinárias foram tomadas para evitar outros ataques do Estado Islâmico no local.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.