Economia

Inflação tem alta de 0,96% em julho, maior para o mês desde 2002

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registou alta de 0,96% em julho, ante avanço de 0,53% em junho, segundo números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10. É a maior variação para o mês desde 2002, quando o índice foi de 1,19%. O resultado faz o indicador oficial da inflação brasileira acumular alta de 8,99% em 12 meses, acima do teto de 5,25% da meta perseguida pelo Banco Central e dos 8,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. No ano, a inflação acumula alta de 4,76%. Em julho de 2020, o índice registrou crescimento de 0,36%.

O aumento de 7,88% da energia elétrica foi o maior impacto individual do mês. O setor já havia liderado o IPCA de junho ao registrar alta de 1,95%. “Além dos reajustes nos preços das tarifas em algumas áreas de abrangência do índice, a gente teve o reajuste de 52% no valor adicional da bandeira tarifária vermelha patamar 2 em todo o país. Antes o acréscimo nessa bandeira era de, aproximadamente, R$ 6,24 a cada 100kWh consumidos e, a partir de julho, esse acréscimo passou a ser de cerca de R$ 9,49”, explica o analista da pesquisa, André Filipe Guedes Almeida. O novo patamar deve seguir até o fim do ano em meio a pior crise hídrica do país em 91 anos.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.