Economia

Inflação alta e guerra devem gerar novo aumento na taxa Selic; até o fim do ano, índice deve chegar a 12,7%

A taxa básica de juros do país, a Selic, poderá ter novo aumento nesta quarta-feira (16/3). A expectativa é que os técnicos do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, devam elevar o percentual de 10,75% para 11,75% no fim desta tarde.

O aumento vem em decorrência da alta inflação no país. No entendimento dos integrantes do Copom, os aumentos da Selic deveriam retirar recursos do mercado e, assim, contem a inflação, o que não vem acontecendo.

Além da inflação, causada nos últimos anos pelos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, a invasão russa na Ucrânia também pressiona o encarecimento de produtos no mercado interno brasileiro. A guerra impacta a oferta dos principais commodities exportados pela Rússia, como petróleo, trigo, fertilizantes e minerais. Todas devem ficar mais caras no país enquanto o conflito não for resolvido.

Essa é a segunda reunião do Copom em 2022. Na primeira, no início de fevereiro, a taxa subiu 1,5 ponto percentual, saltando para o maior índice em cinco anos. Foi a oitava vez consecutiva que a Selic subiu desde o início de 2021, quando estava em 2%.

O boletim Focus de segunda-feira (14), no qual especialistas opinam sobre o futuro dos índices econômicos nacionais, apostou que a Selic estará em 12,75% no fim deste ano.

 

O Hoje

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.