Mundo Notícias

Guinness Book: conheça o brasileiro que trabalha há mais de 84 anos na mesma empresa

Os últimos anos têm sido de grandes oscilações no mercado de trabalho, com ondas de demissões e aumento da desocupação. Mas nenhuma crise parece ter afetado o catarinense Walter Orthmann, de quase 100 anos e que há mais de 84 trabalha em uma mesma empresa produtora de tecidos na cidade de Brusque, em Santa Catarina.

Sua história na empresa, chamada RenauxView, começou em 1938, cinco anos antes de a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ser aprovada. Walter começou como auxiliar de expedição, aos 15 anos. Depois, foi promovido a office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que exerce até hoje. Ao longo dos seus 84 anos de trabalho viu muita coisa mudar na empresa, no país e no mundo.

“Hoje em dia tudo é mais rápido. Antigamente, precisava de muito tempo para resolver as coisas. Agora, em dois minutos tudo se resolve”, afirma. “Precisa manter a cabeça boa, a mente em dia. E é assim que eu consigo, trabalhando”, afirmou em entrevista à imprensa catarinense.

Na mesma empresa, já recebeu seu salário em nove moedas diferentes. No ano de 2006, ficou preocupado com a mudança na diretoria da empresa. Com 68 anos de casa, achou que poderia ser dispensado, afinal, “não iriam querer uma pessoa velha na equipe”.

Mas a nova diretoria decidiu renovar seu contrato por mais 15 anos. Passado o período, seu Walter, como é conhecido na região, continua sendo um profissional de destaque.

Pela longa carreira na empresa, Walter já recebeu três diferentes certificados dos Guinness World Records, o “livro dos recordes”. Primeiro em 2008, depois em 2018 e agora em 2022, é a pessoa no mundo que trabalha há mais tempo em uma mesma empresa.

De acordo com o Guiness, a mais longa carreira na história foi de Susan OHagan, em Lisburn, na Irlanda do Norte. Ela trabalhou com serviços domésticos por 97 anos, dos 10 aos 107, de 1812 a 1909, quando morreu.

Comemoração

Um funcionário com mais de oito décadas de empresa não é algo comum. Para comemorar, a empresa fará uma festa para mais de 700 convidados, com direito a bolo, food trucks, chope e música no dia 19 de abril, quando Walter fará 100 anos de idade.

Orthmann credita ao trabalho o fato de ainda estar vivo, e motivado, para levantar da cama todos os dias. “Se você não tem um motivo, você vai ficar dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar já morreram. É o trabalho que nos mantém vivos”, afirma.

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.