Meio Ambiente

Governo Bolsonaro flexibiliza exigências para exportação de madeira brasileira

TQ MATO GROSSO FELIZ NATAL 13.10.2015 METR”POLE EXCLUSIVO EMBARGADO ***ATEN«√O N√O PUBLICAR ANTES DO ESPECIAL*** AMAZ‘NIA CERRADO FLORESTA SOJA CADERNO ESPECIAL COP ONU Cenas do flagrante, detenÁ„o e apreens„o de madeira que estava sendo retirada ilegalmente de fazenda na ·rea rural da cidade de Feliz Natal. Ibama prende seis madeireiros e quatro caminhıes cheios de toras de madeiras. Equipe do Ibama viaja de Sinop para Feliz Natal para flagrar madeireiros ilegais retirando toras de fazenda na zona rural de Feliz Natal. Reportagem do Estad„o percorreu diversas cidades do estado do Mato Grosso, estado que segundo mediÁıes foi o que mais desmatamento teve, para conversar com fazendeiros de soja, ambientalistas, pesquisadores, Ìndios e coletores de sementes para traÁar um perfil das mudanÁas clim·ticas. FOTO TIAGO QUEIROZ/ESTAD√O

A preocupação que o presidente Jair Bolsonaro expõe agora com a exportação ilegal de madeira da Amazôniaprometendo à cúpula do Brics “revelar” os países que compram o produto brasileiro, não encontra respaldo em atos recentes do próprio governo, que flexibilizou a fiscalização nacional.

Em março deste ano, quando o Brasil entrava na pandemia do coronavírus, o Ibama acabou com as inspeções que eram feitas nos portos do País. Na ocasião, madeireiros do Pará parabenizaram o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, com uma “nota de agradecimento e esperança” do Centro das Indústrias do Pará (CIP), por ter liberado a exportação de madeira de origem nativa, sem a necessidade dessa uma autorização específica.

fonte: Jornal Estadão

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.