Goiás

Goiás recebe 87 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira e começa vacinação às 17h, diz Ronaldo Caiado

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) divulgou em suas redes sociais que o estado recebe, ainda nesta segunda-feira (18), 87 mil doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19. Ele foi a São Paulo para buscá-las nesta manhã. Em vídeo, ele falou ainda que pretende começar a imunizar os goianos contra o coronavírus às 17h.

G1 solicitou às Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta manhã, informações sobre quantas pessoas estão no grupo prioritário em Goiás, quais os critérios para distribuição entre os municípios, como será feita convocação e controle de quem deve receber a dose ou que já foi vacinado e aguarda retorno.

De acordo com a SES-GO, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para os goianos, 7% do total de doses compradas pelo Ministério da Saúde (MS).

O estado já começou a distribuir seringas e agulhas para os municípios se prepararem para a imunização.

Por volta das 9h, a assessoria de imprensa do governo de Goiás divulgou imagens das doses sendo colocadas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para serem levadas até a Base Aérea de Anápolisonde deve começar a imunização.

No domingo (17), Caiado afirmou que recebeu uma ligação do ministro da SaúdeEduardo Pazuello, falando sobre a liberação das vacinas contra Covid-19. Foi quando ele anunciou que iria a São Paulo buscar pessoalmente as doses destinadas a Goiás.

Insumos

As mais de 1 milhão de seringas e agulhas começaram a ser distribuídos na sexta-feira (15). Eles foram enviados para 18 regionais de saúde, que serão responsáveis por repassar aos 246 municípios.

Segundo o governador, assim que as doses chegarem ao estado, serão “imediatamente” distribuídas para as cidades.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse o estado já tem material suficiente para fazer a vacinação. Além dessa primeira remessa de insumos, o estado comprou 2,5 milhões de seringas e agulhas. Com isso, seria possível imunizar metade da população do estado.

Inicialmente, a expectativa é que os primeiros a serem imunizados sejam idosos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

Fonte: G1 Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.