Goiás Notícias

Goiás apresenta queda de 2,3% no setor de serviços em julho

06/04/2016- O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%). Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana. Foto: Bruno de los Santos/Fotos Públicas

A quantidade de serviços prestados no Estado de Goiás no mês de julho recuou 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa mensal de serviços e comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O número de serviços prestados no Estado permaneceu negativo durante as últimas 31 pesquisas, enquanto o número nacional representa a 28° taxa negativa. Em julho, o Brasil teve uma queda de 3,2% nas taxas relativas ao volume de serviços.

Se comparada a junho de 2017, a taxa de serviços do Estados apresenta uma melhora, uma vez que teve variação positiva de 0,7%. No período acumulado ao longo deste ano, Goiás apresentou um recuo de 6,3%.

As atividades pesquisadas pelo IBGE estão divididas em cinco categorias de serviço: os prestados às famílias; os de informação e comunicação; os profissionais, administrativos e complementares; os de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; e outros serviços.

Dessas atividades, três registraram variação positiva no volume de serviços, se comparado ao mês de julho do ano passado, foram: serviços prestados às famílias com crescimento de 14,2%; serviços profissionais, administrativos e complementares, com crescimento de 4,7% e transportes, serviços auxiliares e correio, com crescimento de 2,9%.

A maior queda na quantidade de serviços prestados se deu nas atividades de informação e comunicação, que caíram 20,9% durante julho deste ano e 12,7% no acumulado dos últimos 12 meses.

Goiás apresentou o menor recuo nacional no setor de serviços na comparação entre o mesmo mês deste ano e do ano passado. De todos os Estados, 24 registraram queda, sendo que a mais significativa aconteceu em Roraima (-17%). As três unidades da federação que apresentaram crescimento na prestação de serviços foram Mato Grosso (5,3%), Amazonas (5,6%) e Paraná (7,1%). Fonte: Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.