Cultura Notícias

Goiânia Mostra Artesanato celebra 10 anos em edição que vai reunir mais de 60 expositores de todo o Estado

Por Elysia Cardoso

Apontar uma história do artesanato no Brasil é uma tarefa quase impossível, dada a sua complexidade e riqueza. Ela se confunde com a própria história da civilização ameríndia e remonta aos primeiros habitantes de nosso território, isso há pelo menos 6 mil anos. A Goiânia Mostra Artesanato ocorre de 15 a 19 de março na Casa do Turismo, localizada ao lado do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, no centro da capital. A programação inclui exposição de mais de 60 artesãos de mais de  vários municípios do estado.

A mostra conta com uma programação diversificada que prevê apresentações culturais, oficinas de artesanato e palestra. Toda a programação é gratuita. A abertura será no dia 15 de março às 9h30 com apresentação do Circo Lahetô, que retorna à mostra todos os dias com intervenções que vão encantar e tirar o riso do público. Na sexta-feira (18h), Zabumba Beach é quem se apresenta na mostra. Esta edição conta com apoio da Lei Aldir Blanc, das secretarias estaduais da Retomada, de Cultura, da Goiás Turismo, da Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estádio de Goiás  e também do Senar, que traz as suas oficinas de artesanato.

Haverá exposição e venda de artesanatos em palha de milho, cerâmica, fibra de bananeira, capim do brejo, madeira, bambu e reciclados. Também serão expostos bordados, costura criativa e biscuit. A mostra ainda conta com venda de polvilho, rapadura, conservas de pequi, pimenta, doces cristalizados, mel, frutas e verduras orgânicas.

Cartão de visita de nosso estado, o artesanato movimenta uma cadeia econômica que envolve o turismo e promove distribuição de renda. Goiás está entre os 10 estados no ranking nacional de venda de artesanato. São mais de nove mil trabalhadores criativos cadastrados na plataforma do Sistema de Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Oficinas e palestra

Artesãos e todos aqueles interessados em aprender ou aprimorar habilidades artesanais podem participar das oficinas, que serão gratuitas e dispensam inscrições prévias. Na terça-feira (15) haverá oficina de palha de milho, com Fatinha e de arranjos decorativos, com Waldira Rodrigues. Elas acontecem de 10h às 12h e das 14h às 16h. Na quarta-feira (16), Nise Moretti ministrará oficina de pintura em seda às 9h e, Guaraci José de Freitas, de cestaria em bambu às 14h30.

Na parte da manhã de quinta-feira (17) haverá oficina de reaproveitamento do vidro, com Maria Aline Pettersen. Às 14h30 será oferecida oficina de pintura em telha, com Nise Moretti, e de bolsas de fibras naturais, com Márcia Suriano. A mostra também é uma oportunidade para qualificar os artesãos, que poderão participar também  na quinta-feira, às 9h, da palestra sobre ‘artesanato, economia criativa e regeneração’ com Décio Coutinho (Goiânia).

Na sexta-feira (18), às 9h, Mestre Guará oferecerá oficina de xilogravura e Márcia Suriano, de artesanato em palha de milho. Às 14h30, Valmir Neves é quem conduz a oficina de modelagem em argila. Ainda na sexta-feira teremos o ‘happy hour do artesanato’ com show da banda Zabumba Beach a partir das 18h. No sábado, às 9h, haverá mais uma oportunidade de aprendizado com Márcia Suriano, que oferecerá a oficina de tecelagem em fibra de bananeira. No mesmo horário, Dantas oferecerá a oficina de reaproveitamento do Cerrado.

A Goiânia Mostra Artesanato possui um fator relevante que é estimular o artesanato local. Em nosso país, milhares de famílias vivem da renda proveniente do trabalho artesanal. Ao adquirir peças criadas regionalmente, você estará colaborando com o fortalecimento de uma economia mais justa, gerando sustento e dignidade. Promovendo formas únicas de expressão a esses cidadãos que merecem o respeito de todos.

 

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.