Saúde

Fumantes com Covid-19 têm 3 vezes mais células infectadas, segundo pesquisa

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, publicada na revista científica Cell Stem Cell, aapontou que fumantes com Covid-19 têm 3 vezes mais células contaminadas pelo coronavírus em comparação com não-fumantes.

O estudo foi feito a partir de pulmões artificiais criados com células-tronco. Alguns pulmões foram expostos à fumaça de cigarro por três minutos por dia durante quatro dias. Todos foram infectados com o Sars-CoV-2. O resultado foi que os pulmões que simulavam os órgãos respiratórios de fumantes estavam mais infectados.

Os cientistas também perceberam que o cigarro atrapalha o funcionamento dos interferons, responsáveis por alertar o sistema imune sobre uma invasão. O resultado disso é que mais células ficam vulneráveis ao coronavírus.

Ainda no início da pandemia, os tabagistas foram incluídos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os grupos de risco para a infecção provocada pelo novo coronavírus.

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.