Sem categoria

EUA divulgam plano para distribuir mais 55 milhões de vacinas contra Covid

América Latina e Caribe vão receber 14 milhões de doses — inclusive o Brasil. Remessa faz parte da promessa do presidente Joe Biden de doar 80 milhões de vacinas produzidas no país.

A Casa Branca apresentou nesta segunda-feira (21) o plano para compartilhar mais 55 milhões de vacinas contra a Covid-19 em todo o mundo. América Latina e Caribe vão receber 14 milhões de doses — inclusive o Brasil.

Cerca de 75% das doses serão distribuídas via Covax Facility, programa de compartilhamento de vacinas contra a Covid-19 coordenado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e destinado a países pobres. Os outros 25% irão para “prioridades regionais”.

A distribuição das primeiras 25 milhões de doses foi divulgada no início do mês — e também incluía o Brasil. Dessa primeira remessa, seis milhões de doses eram para América Latina e Caribe.

Todas elas serão distribuídas até o fim deste mês, segundo o comunicado da Casa Branca. Ainda não se sabe quantas doses serão enviadas ao Brasil.

Vacinação nos EUA

 

Os Estados Unidos têm uma das vacinações contra a Covid-19 mais avançadas do mundo. Mais de 52% dos americanos já tomaram ao menos uma dose e 44% já estão completamente imunizados, números muito superiores ao do Brasil, por exemplo (29% e 11%).

Os EUA já aplicaram 95 doses a cada 100 habitantes, segundo o “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford. À frente estão apenas nações como Israel (122) e Reino Unido (109).

Nesses países, o número de casos e mortes despencaram nos últimos meses, com o avanço da imunização, e a maioria das restrições para frear o contágio do coronavírus já foram retiradas (como o uso de máscaras ao ar livre.

Já o Brasil aplicou 86 milhões de doses até o momento, o equivalente a 40 vacinas a cada 100 habitantes — o que nos coloca em um patamar similar ao de Tuvalu, Guiana e Argentina e um pouco acima da média mundial (34).

 

Autoridades de saúde dos EUA autorizaram pessoas vacinadas a circular sem máscara — Foto: Brendan McDermid/Reuters

Autoridades de saúde dos EUA autorizaram pessoas vacinadas a circular sem máscara — Foto: Brendan McDermid/Reuters

Distribuição das 55 milhões de doses

 

Segundo o planejamento divulgado nesta segunda, cerca de 41 milhões das 55 milhões de doses serão compartilhadas via Covax Facility. A América Latina e o Caribe vão receber cerca de 14 milhões; a Ásia, cerca de 16 milhões; e a África, cerca de 10 milhões.

Segundo a Casa Branca, entre os países latino-americanos que receberão as doses estão: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Os outros 25% (cerca de 14 milhões de doses) serão destinados a países e territórios classificados “prioridades regionais” pela Casa Branca. Entre eles estão Argentina, Colômbia, Cisjordânia, Gaza, Iraque e Ucrânia.

Mais meio bilhão de vacinas

 

Além de distribuição dessas 80 milhões de doses, que já foram produzidas, os EUA anunciaram no dia 10 que vão comprar e doar mais 500 milhões de vacinas da Pfizer

Elas serão distribuídas a 92 países pobres, também pela Covax. Nações como Afeganistão, Angola e Síria receberão as doses até 2022.

O Brasil integra consórcio, mas não será beneficiado por essas doses por ser considerado capaz de comprar as próprias vacinas.

Fonte G1

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.