Mundo

EUA abrirão fronteiras terrestres para estrangeiros vacinados em novembro

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 13, que as fronteiras terrestres do país norte-americano com o México e o Canadá reabrirão para viajantes vacinados a partir do mês de novembro. Os pontos de acesso ao país norte-americano estavam com duras restrições estabelecidas há quase 20 meses por causa da pandemia da Covid-19. Com as novas regras, qualquer pessoa vacinada e com a documentação necessária poderá entrar no país pela fronteira terrestre sem precisar justificar o motivo da viagem. A decisão ocorre após meses de pressão do México e do Canadá, principalmente após o anúncio recente de que os EUA facilitariam a entrada de pessoas por via aérea, permitindo até mesmo vacinados com a CoronaVac, que não é aplicada no país.

Os viajantes não precisarão mostrar testes PCR negativos para entrar no país e passarão por uma verificação de duas etapas em relação às vacinas: primeiro serão questionados verbalmente pelos guardas da fronteira; depois, precisarão mostrar o comprovante de vacinação junto a outros documentos protocolares exigidos na entrada do país. Outros detalhes das regras para entrada e a data exata da abertura das fronteiras ainda não foram divulgados, mas a expectativa dos oficiais é de que a mudança passe a valer no começo de novembro. De acordo com o Centro de Controle de Doenças do país (CDC), todas as vacinas com uso emergencial aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) serão aceitas. Isso inclui a chinesa Sinovac, aplicada em larga escala no Brasil e outros países latinos. Agora, o CDC corre para formalizar a aceitação daqueles que receberam duas doses diferentes de vacina, algo comum no Canadá. A previsão do país é de que no meio de janeiro de 2022 até mesmo os que estejam fazendo viagens essenciais tenham que apresentar comprovante de vacinação.

jovem Pan

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.