Saúde

Entenda por que pessoas com doenças alérgicas têm um risco 38% menor de desenvolver Covid-19

Uma pesquisa realizada pela Universidade Queen Mary de Londres, publicada recentemente na revista Thorax, concluiu que pessoas com doenças alérgicas têm um risco até 38% menor de desenvolver Covid-19.

Durante a pesquisa, cerca de 16 mil pessoas responderam ao primeiro questionário, mas apenas 14,3 mil continuaram preenchendo os demais e finalizaram a enquete final. Os participantes tinham em média 59 anos, sendo 70% mulheres.

Os estudos ocorreram entre 1º de maio de 2020 e 5 de fevereiro de 2021 com o intuito de verificar os fatores que poderiam influenciar no risco de contrair a Covid-19, incluindo idade, circunstâncias familiares, trabalho, estilo de vida, peso, altura, condições médicas de longa data, uso de medicamentos, estado de vacinação, dieta e ingestão de suplementos.

Durante a pesquisa, cerca de 446 participantes, quase 3% receberam o diagnóstico de Covid-19 e 32 foram hospitalizados. Os resultados mostraram que doenças desencadeadas por alérgenos, como eczema, dermatite atópica e rinite alérgica foram associadas a uma redução de 23% no risco do coronavírus. Entre os que tinham doença atópica e asma, o risco foi 38% menor.

Uma das hipóteses mostradas pelos pesquisadores para a diminuição do risco de Covid-19 foi o fato das pessoas alérgicas apresentarem redução da expressão de ECA2, enzima utilizada pelo coronavírus para invadir as células.

Etnia asiática, superlotação familiar, socializar com outras famílias, frequentar ambientes públicos fechados, profissões que exijam contato direto com outras pessoas, além de sobrepeso e obesidade foram fatores importantes associados ao aumento no risco de Covid-19 durante a pesquisa.

O HOJE

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.