Economia

Economia brasileira encolhe 4,1% e PIB totaliza R$ 7,4 trilhões.

FOTO:FABIAN BIMMER

Impactada pela pandemia do novo coronavírus, a soma de todos bens e serviços produzidos pelo Brasil desabou 4,1% em 2020, mesmo após registrar uma forte retomada no segundo semestre. Trata-se do primeiro encolhimento anual da economia brasileira desde a recessão encerrada em 2016 e o maior tombo da série histórica, iniciada em 1996.

O resultado negativo é fruto da produção de R$ 7,4 trilhões, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (3), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2019, o PIB (Produto Interno Bruto) nacional totalizou 7,3 trilhões.

Na Indústria (-3,5%), o destaque negativo foi guiado pelo desempenho da Construção (-7%). A atividade das Indústrias de Transformação também recuou (-4,3%) entre janeiro e dezembro do ano passado.

Já no setor de Serviços, o mais afetado pelas medidas de distanciamento social, as maiores perdas foram computadas pelas áreas de atividades de serviços (-12,1%), transporte, armazenagem e correio (-9,2%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-4,7%) e comércio (-3,1%).

Fonte: R7

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.