Notícias

Drogaria vendia por R$ 100 vacina a imigrantes para tratar Covid-19

Antes de tudo é preciso dizer claramente: não existem vacinas para tratar a Covid-19. Vacinas produzidas para o controle da pandemia ajudam a prevenir a doença.

Mas não era o que ocorria na Drogaria Diamante, estabelecimento Vila Maria Alta, na zona norte paulistana.

Até segunda-feira, 12, essa farmácia estava vendendo o que lá se apresentava como “vacina para tratamento da Covid-19”. Nessa data, o local foi alvo de uma operação policial. Funcionários da farmácia foram levados à delegacia para prestar depoimento.

Câmera da reportagem da BBC Brasil flagra venda de falsa vacina na Drogaria Diamante, zona norte de São Paulo | Foto: Reprodução

Imagens gravadas pela equipe da BBC Brasil com câmera escondida mostraram que doses da falsa vacina eram injetadas por 100 reais. Nas cenas, aparecem vários pacientes bolivianos — incluindo uma grávida e uma idosa — atendidos por um homem de avental branco.

Um repórter da BBC, dizendo-se com quadro de Covid-19 e relatando sintomas, foi aconselhado a tomar a “vacina”.

Relatos dão conta de que alguns pacientes que receberam o falso imunizante foram hospitalizados em estado grave e uma mulher acabou morrendo vítima da doença, segundo o atestado de óbito obtido pela reportagem. Tinha 35 anos e deixou três filhos pequenos.

Segundo a BBC, houve tentativa de contato com a drogaria para que se posicionasse sobre a gravação e a vistoria, mas o estabelecimento fechou as portas e não atendeu aos telefonemas.

Embora o acesso à farmácia seja livre, o principal público do estabelecimento são imigrantes da Bolívia. Estima-se que haja de 100 mil a 300 mil bolivianos em São Paulo, muitos em situação vulnerável por conta da condição migratória irregular.

Eles podem tomar vacinas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive contra a Covid-19. A Drogaria Diamante, porém, não está listada entre os pontos oficiais de vacinação em São Paulo.

 

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.