Economia

Dólar sobe mais de 2% na abertura e passa de R$ 5,50 com interferência de Bolsonaro na Petrobrás.

Foto: Paulo Whitaker

O dólar iniciou as negociações desta segunda-feira, 22, em forte alta, de cerca de 2,4%, cotado a R$ 5,51, em meio a um tom de cautela nos mercados internacionais, além do cenário incerto da Petrobrás, com mudança na presidência da petroleira.

O mercado projeta um dia de perdas nos ativos locais por causa da interferência do presidente Jair Bolsonaro na estatal e diante do temor de que esse seja só o começo de mais ingerências. Bolsonaro indicou na sexta-feira, 19, o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da petroleira, em meio à insatisfação com a política de preços da estatal.

O risco de mais interferência deve pesar nos papéis de outras estatais, como Banco do Brasil e Eletrobrás, além das elétricas. No sábado, Bolsonaro disse a apoiadores: “Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”.

Na Bolsa de Nova York, os American Depositary Receipts (ADR) da Petrobrás, recibos de ações negociadas por lá, têm queda de mais de 16% antes da abertura do mercado nos Estados Unidos nesta segunda.

Fonte: Estadão

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.