Sem categoria

Destruição na Chapada dos Veadeiros é igual a 30% do desmatamento da região nos últimos 10 anos

A vegetação destruída em 12 dias de incêndios na Chapada dos Veadeiros em setembro é igual a 30% do total de área desmatada de cerrado na região entre o período de 2010 a 2020. Segundo o último levantamento do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio), o fogo destruiu uma área de 236 mil metros quadrados. O total do cerrado desmatado nos oito municípios da Chapada dos Veadeiros em dez anos é igual a 769 mil metros quadrados.

O total da área desmatada nos municípios que compõem a Chapada dos Veadeiros nos últimos dez anos foi levantado na plataforma Terra Brasilis, que divulga os dados dos sistemas PRODES e DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Por meio da filtragem de dados da tabela de Incrementos de Desmatamentos do Cerrado em Municípios por Estado, chegou-se ao somatório das áreas desmatadas do bioma em Cavalcante, São João D’Alinaça, Alto Paraíso, Nova Roma, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos, entre os anos de 2010 e 2020.

Novos focos de incêndio continuam na Chapada dos Veadeiros

Novos focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros continuam a ocorrer e região precisa de monitoramento constante. “Alguns desses focos de incêndio são provenientes de ignições provocadas por raios das primeiras chuvas que ocorrem antes das precipitações regulares”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros de Goiás e comandante da força-tarefa de combate aos incêndios na região, Luís Antônio Dias.

Um incêndio em formato de “linha de fogo” de aproximadamente oito quilômetros de extensão tomou conta de uma região conhecida como Vale Verde a 10 quilômetros do município de Alto Paraíso, na noite da última quinta-feira (30). De acordo com o chefe da Brigada voluntária de São Jorge, Alex Gomes, o fogo foi provocado pela ignição de um raio.

“Entramos na luta contra as chamas à noite. Mais tarde, nosso brigadista maior, São Pedro, apagou o fogo com a chuva”, relatou Alex. Apesar de estarem sendo ajudados pelas chuvas, segundo o brigadista, haviam pelo menos 20 focos ativos de incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto até o início da noite da última sexta-feira.

Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.