Entretenimento Geral

Cura simples para o soluço é descoberta por cientistas dos EUA

Sabe aquele soluço chato, que aparece nas horas mais incertas e custa para passar? Ele pode estar com os dias contados.

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto o primeiro tratamento científico para soluços.

O tratamento usa um simples canudinho de suco, que James Alvarez e seus colegas chamam de “Ferramenta de sucção e deglutição inspiratória forçada”. (foto abaixo)

A pesquisa inicial foi feita com apenas 249 voluntários, para saber se a nova intervenção é melhor do que remédios caseiros para soluços – como respirar em um saco de papel, ou tomar água com o tronco curvado para a frente.

E 92% voluntários aprovaram a eficácia da terapia norte-americana.

O professor Ali Siefi lembrou que “os soluços são irritantes para algumas pessoas, mas para outras eles afetam significativamente a qualidade de vida. Isso inclui muitos pacientes com lesão cerebral e derrame, e pacientes com câncer. Tivemos alguns pacientes com câncer neste estudo. Algumas quimioterapias causam soluços”, lembrou.

O canudo contra soluço

O canudinho antissoluço consiste em um tubo rígido com uma válvula de admissão que requer uma sucção forte para puxar a água de um copo para a boca.

A sucção e a deglutição estimulam simultaneamente dois nervos, os nervos frênico e vago, para aliviar os soluços.

A sucção vigorosa também força o diafragma, um feixe de músculos que infla os pulmões durante a respiração, a se contrair.

A sucção e a deglutição ainda atuam sobre a epiglote, uma aba que cobre a traqueia durante a deglutição, fazendo com que ela se feche.

Juntas, essas ações acabaram com os espasmos de soluço e interromperam os soluços em quase 92% dos casos.

A satisfação

Em termos de satisfação, 226 dos 249 participantes (90,8%) disseram que consideraram a ferramenta fácil de usar.

Em relação à frequência dos soluços, 69% relataram ter o problema pelo menos uma vez ao mês, e a maioria dos casos (65%) eram transitórios, com menos de duas horas de duração.

Próximos passos

A equipe pretende agora submeter o canudinho antissoluço a um ensaio clínico duplo-cego, a ser realizado na Europa e nos EUA, comparando o novo canudo com um dispositivo fictício não funcional.

Se tiver sucesso, a equipe planeja então colocar o dispositivo no mercado.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.