Notícias Saúde

Covid-19: SP suspende vacinação de adolescentes após corte de doses

O governo de São Paulo suspendeu o início da vacinação de adolescentes contra a covid-19 após o corte no envio de imunizantes da Pfizer pelo Ministério da Saúde. A data prevista no estado seria 18 de agosto. O anúncio prejudica a aplicação da primeira dose em pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, grávidas e puérperas.

São Paulo espera receber as 228 mil doses faltantes, uma vez que recebeu 10,8% do quantitativo de vacinas em relação à população total do país, mas o estado tem 22% da população brasileira.

“A data está em aberto até que o Ministério da Saúde regularize a situação e garanta o envio com regularidade. São Paulo recebe as doses semanalmente já pactuadas com o ministério. Estado recebe mais de 20% das vacinas enviadas ao Brasil, mas governo enviou 10%. Isso não é ajuste fino. Não é uma mera adequação de cota, mas uma ruptura, que exigirá ajustes na programação”, afirmou o secretário executivo da Secretária Estadual de Saúde, Eduardo Ribeiro.

Já o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou que o corte no envio de doses do imunizante vai atrasar a vacinação de adolescentes de grupos de risco: “Vamos frustrar a expectativa de pais e mães de protegerem os filhos contra covid-19. Isso é lamentável. Exigimos, por direito, o critério da proporcionalidade no envio de vacinas”.

De acordo com estudos realizados até agora, adolescentes só podem ser imunizados com a vacina da Pfizer.

Judicialização  

A Procuradoria Geral do Estado vai acionar o Judiciário contra o Ministério da Saúde após a redução no envio de imunizantes, mas ainda faz estudos técnicos para decidir para qual órgão a ação será encaminhada.

“Houve uma quebra da segurança jurídica, que está prevista na constituição. Houve uma quebra de postura no planejamento estatal que levava em consideração o contingente populacional. Houve uma quebra de expectativa do cidadão com prejuízo à política pública”, ressalta a procuradora Camila Pintareli.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.