Artigos

Conselho Regional de Administração tem sua reputação questionada

Como saber quando uma instituição, essencialmente criada para difundir ética e seriedade, está nos trilhos errados? Um mau sinal é a existência de várias pessoas mostrando pastas de documentos, reais ou questionáveis, capazes de comprometer sua reputação. Desde que escrevi um artigo discordando do Conselho Regional de Administração (CRA/GO), me transformei numa espécie de para-raios involuntário de profissionais que afirmam ter sido lesados pela autarquia.

Como as pendengas envolvem segmentos diversos e pessoas com excelência ética na comunidade, tudo leva a crer que não se trata de conspiração ou má fé. Sendo o CRA/GO uma entidade estatal autônoma, criada por lei para executar atividades típicas da administração pública, deve encarar com naturalidade dúvidas a serem esclarecidas.

O epicentro das queixas se arrasta em torno do fracassado Congresso de Administração. Num absurdo paradoxo, o evento se tornou ícone da má administração. Sabe-se lá porque razões, a maior atração do conclave foi o misto de ator e publicitário Roberto Justus, homem da área de propaganda célebre por imitar Donald Trump numa versão tupiniquim de um pretensioso e inculto programa do lixo televisivo made in USA. Sem ter nada de novo a dizer aos administradores, ele recebeu mais de 30 mil reais e hospedou-se no luxo com um entourage de 13 acompanhantes.

Quem pagou as passagens, e até hoje não recebeu um níquel, foi a humilde empresária Ivone de Sousa Rosa, sócia da Líder Tour, cujo modesto negócio está sendo arruinado pela dívida de 33 mil reais. Embora as autorizações via fax sejam claras, e assinadas pelo coordenador do evento José Carlos dos Santos Silva, alega-se que a autorização não é válida. Então como é que fica? As passagens foram emitidas e utilizadas. De quem é a conta? O CRA/GO pagou a alguém e foi enganado?

Outro personagem que afirma ter sido lesado é André Luis Costa Machado, filho do ex- secretário de Polícia Civil, Marcos Martins. Sua empresa de segurança ainda amarga 8 mil reais de prejuízo. Donos de uma voz bem administrada, os cantores sertanejos Guilherme e Santiago participaram do Congresso. Até hoje uma casta de bons administradores não entendeu onde entram os distintos cantores no incremento da profissão. Ao que consta, por conta do show, o Sr. Divino, representante da Atlanta, engrossa o caldo dos que cobram do CRA/GO.

O imbróglio deixa um gosto amargo em todos os sentidos. A começar que apenas os envolvidos de Goiás é que estão chiando por não receber pelo trabalho realizado. As “estrelas” de outros estados foram generosamente compensadas. Fato marcante é que existem dezenas de profissionais locais, muitos deles filiados ao CRA/GO, que colocam Roberto Justos no chinelo.

Além de ações que tramitam na justiça, o Conselho Regional de Administração declarou aos reclamantes que contratou uma auditória para desatar o nó e esclarecer a embrulhada, para depois fazer o devido acerto. Algo semelhante ao Conselho Regional de Medicina chamar uma junta de farmacêuticos para decidir que remédio prescrever contra uma dor de cabeça.

Profissionais competentes sabem que eventos bem administrados não deixam resíduos negativos ou geram quizilas na justiça. Para evitar desgastes com a comunidade ou com fornecedores, é que empresas contratam especialistas em administração. Os atuais dirigentes do órgão sabem disso? Tinham a obrigação de saber.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.