Saúde

Brasil receberá apenas 9,1 milhões de doses até maio .

Foto: Getty Images

O Brasil irá receber até maio 9,1 milhões de doses da vacina de Oxford-AstraZeneca como parte do acordo com o consórcio internacional Covax Facility. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que lidera a iniciativa em parceria com a Vacine Alliance (Gavi), entidade suíça de capital misto, e com a Cepi, coligação para inovação e preparação de epidemias, com sede em Oslo, na Noruega, é fornecer o volume em dois lotes, o primeiro em março e o segundo, entre abril e maio. No entanto, ainda não foi divulgada a quantidade de doses enviada em cada data.

O volume destinado ao Brasil nesta primeira etapa é inferior às 10.672.800 de doses previstas inicialmente pela OMS para serem entregues no primeiro semestre, até junho. A entidade ainda não se manifestou sobre o porque da alteração, no entanto, no primeiro cronograma, divulgado em 3 de fevereiro, o Covax havia alertado que a projeção poderia mudar.

O objetivo do Covax é garantir o acesso igualitário às vacinas contra a Covid-19. Para isso, o consórcio fez acordos com diversas empresas, incluindo AstraZeneca, Pfizer-BioNTech, Novavax, Janssen, Moderna entre outras. Para serem distribuídas pela iniciativa, essas vacinas precisam ser incluídas na lista de uso emergencial da OMS. Até o momento, apenas os imunizantes de Oxford-AstraZeneca e da Pfizer-BioNTech receberam o aval da organização.

Fonte: Revista Veja

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.