Mundo

Biden recebe dossiê que pede suspensão de acordos entre EUA e Brasil

FOTO: Saul Loeb/AFP

O gabinete do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu nesta semana um longo dossiê assinado por acadêmicos e organizações não-governamentais que pedem o congelamento das negociações diplomático com o Brasil, assim como a suspensão da importação de produtos que estejam ligados ao desmatamento na Amazônia.

“A principal prioridade deve ser restringir, por meio de ordem executiva ou legislação, importações de commodities de risco florestal, como madeira, soja e produtos pecuários, a menos que possa ser determinado que as importações não estão vinculadas a desmatamento ou abusos de direitos humanos”, diz o documento, de 27 páginas, a qual VEJA teve acesso.

Em sua introdução, o dossiê afirma que o “relacionamento especial” recente entre os Estados Unidos e o Brasil possibilitou a violação de direitos humanos e ambientais e protegeu o presidente Jair Bolsonaro de sofrer as “consequências internacionais” de suas ações.

O documento também lista seis ações pontuais que o novo governo americano deve adotar em prol da proteção ambiental e do cumprimento dos direitos humanos no Brasil. A primeira delas é o congelamento das negociações de comércio bilateral com o Brasil.

 

 

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.