Internacional

Biden acusa China de atacar autonomia de Hong Kong

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou nesta quinta-feira (24) o governo chinês de atacar a autonomia de Hong Kong e lamentou o fechamento do tabloide pró-democracia “Apple Daily”, que publicou sua última edição após ser alvo de investigações e de uma repressão de segurança nacional.

“É um dia triste para a liberdade da mídia em Hong Kong e em todo o mundo”, disse o democrata.

Segundo Biden, “os cidadãos de Hong Kong têm direito à liberdade de imprensa”, mas, em vez disso, “Pequim nega as liberdades básicas e ataca a autonomia e as instituições democráticas” do território de uma forma “que não está de acordo com suas obrigações internacionais.

O jornal foi fundado pelo magnata Jimmy Lai em 1995 e, nos últimos anos, o empresário foi alvo de diversas acusações das autoridades chinesas. Atualmente, ele está preso e teve seus bens congelados. Na última semana, o “Apple Daily” foi palco de uma grande operação que culminou com a prisão de cinco diretores e o congelamento de mais de 18 milhões de dólares locais de ativos.

Durante anos, o jornal expressou apoio ao movimento pró-democracia e nunca parou de criticar abertamente as autoridades chinesas. Pequim sempre tentou calar a publicação e, desta vez, utilizou a lei de segurança nacional para minar o trabalho do Apple Daily.

De acordo com o jornal, a decisão de publicar a última edição foi tomada pensando na “segurança dos funcionários”.

“Pequim deve parar de atacar a imprensa independente e deve libertar jornalistas e gerentes de mídia atualmente detidos.

Jornalismo não é crime”, finalizou Biden.

A China vem aumentando sua ação em Hong Kong desde os protestos pró-democracia de 2019 e, no ano passado, aprovou uma nova legislação mais dura contra aqueles que criticam o sistema.

As ações não atingem apenas os jornalistas e os sites, mas também os civis – que tiveram suas liberdades de protestos reduzidas – e os políticos, que precisarão prestar juramento de fidelidade à China. (ANSA)

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.