Justiça

Aplicativo da Justiça Eleitoral permite que eleitor justifique seu voto a partir de sua localização

O aprimoramento dos mecanismos digitais, especialmente em tempos de coronavírus onde atendimentos presenciais não são mais uma opção tão viável quando nos anos anteriores, tem se tornado algo cada vez mais recorrente. No âmbito eleitoral não foi diferente. O e-Título – aplicativo que substitui a versão física do título de eleitor – superou as expectativas ao oferecer outras possibilidades para que o eleitor resolva seus problemas de maneira virtual e, principalmente, segura.

Quem não comparecer às urnas nos dias 15 e 29 de novembro nas eleições municipais, por exemplo, precisará justificar sua ausência para não ter suspenso alguns direitos civis. No entanto, o que até então parecia algo complexo, agora pode ser feito a partir de alguns cliques na tela do seu celular ou tablet.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia das eleições, o e-Título estará atualizado com a nova funcionalidade (quem já baixou o aplicativo precisa atualizá-lo).

Conforme mostrado pelo jornal O Globo, caso o eleitor esteja fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral – em outro município ou estado, por exemplo – no dia da eleição, a ausência poderá ser justificada no mesmo dia pelo sistema de georreferenciamento dos aparelhos celulares, apenas durante o horário da votação. Por ele, é possível confirmar que a pessoa está de fato fora do domicílio eleitoral.

Justificativas por outras razões também poderão ser apresentadas no próprio aplicativo, no entanto, só poderão ser registradas depois de 60 dias da eleição. O procedimento deve ser repetido em cada turno, onde houver.

Confira o passo a passo do O Globo par justificar seu voto via e-Título:

  • Baixe o aplicativo e-Título no celular ou tablet disponível nos sistemas operacionais IOS e Android;
  • Preencha as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe e nome do pai;
  • Responda ao questionário pessoal;
  • Crie senha de seis dígitos;
  • O e-Título está criado e aparecerá as informações completas, incluindo zona e seção eleitorais;
  • Na parte inferior da tela, clique em “Mais opções”;
  • Clique na opção “Justificativa de ausência”;
  • Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho

As outras formas de justificar a ausência no dia da votação continuam válidas. O eleitor pode comparecer a qualquer seção eleitoral do país e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Também é possível utilizar o sistema justifica no site do TSE. (Com informações do jornal O Globo)

fonte: Jornal Opção

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.