Economia

Agro vive cancelamento e atraso de entregas às vésperas do início da safra 2021/2022

Em pouco mais de uma semana, os agricultores brasileiros começarão a semear a nova safra de soja. Para que o plantio comece bem, é preciso garantir os insumos básicos nas lavouras, como sementes e fertilizantes. Mesmo agricultores que fizeram compras com antecedência, para evitar riscos de falta de produto, estão sendo surpreendidos com cancelamentos de contratos. João Ferri, agricultor de Campo Mourão, no Paraná, foi avisado que não receberá os insumos que comprou. “Todos nossos negócios foram feitos em fevereiro e março de 2021, é o meu planejamento para 2021/2022. E, no fim de agosto, alguns materiais de soja e milho tiveram corte de até 40%. Ou seja, vou ter que mudar todo planejamento em cima da hora”, lamentou.

Os materiais que o João menciona são as sementes. Ou seja, o insumo essencial para implantar a lavoura não será entregue pelo fornecedor ao comprador. Uma das explicações para o problema é que alguns campos de sementes foram afetados por problemas climáticos, que geraram quebra da produção e consequente escassez de produtos. Na indústria, as programações de entrega estão sendo revisadas, e a chegada dos fertilizantes em algumas fazendas poderá atrasar. O fertilizante é o alimento da planta, insumo básico para um bom desenvolvimento. Segundo Leonardo Pereira, diretor operacional da FortGreen, empresa irlandesa com atuação em 11 países, focada em fertilizantes especiais, o problema logístico não afeta somente o Brasil. A expectativa é que a regularização na cadeia de distribuição ocorra em alguns meses.

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.