Cultura Notícias Política

Agência projeta que demanda por energia crescerá mais de 25% até 2040

A demanda global de energia crescerá mais de 25% até 2040, o que requer mais investimento na produção convencional de petróleo para evitar uma crise de fornecimento a médio prazo, alertou a Agência Internacional de Energia – AIE.

A advertência foi feita durante a apresentação do relatório anual Perspectivas para a Energia Mundial 2018, em um evento realizado em Londres.

A AIE também afirma que, apesar dos avanços das fontes renováveis, o mundo está longe de cumprir os objetivos estabelecidos para combater a mudança climática.

O aumento da demanda mundial por energia até 2040 vem, sobretudo, das economias em desenvolvimento da Ásia, especialmente da Índia.

A agência prevê que o país supere os Estados Unidos e a União Europeia (UE) em 2025 como um dos principais consumidores mundiais.

A demanda por combustíveis fósseis seguirá crescendo globalmente nos próximos anos, de acordo com a organização, mesmo com os avanços das fontes de energia alternativa.

Em parte, esse consumo será suprido pelo petróleo e gás de xisto dos Estados Unidos, que se tornarão o maior produtor mundial na próxima década, segundo a AIE.

Ela prevê que a liderança dos Estados Unidos na produção de petróleo e gás colocará pressão nos governos produtores convencionais, muitos deles membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que dependem dos recursos vindos da venda de barris para bancar o desenvolvimento nacional.

A agência recomenda que esses países dobrem os investimentos de curto prazo nos projetos de extração de petróleo.

Caso contrário, pode haver uma escassez de fornecimento e uma escalada dos preços em meados da próxima década.

Fonte: Agência Brasil 

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.