Mundo

Acompanhe todas as informações sobre o novo governo de Joe Biden nos EUA.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em aeroporto na Flórida, depois de deixar a Casa Branca

Joe Biden tomou posse, no dia 20 de janeiro, como o 46º presidente dos Estados Unidos. Ele tem missões difíceis à frente, como recuperar a economia, conter a pandemia de coronavírus e reunificar o país, fortemente polarizado politicamente.

Além disso, o ex-presidente Donald Trump é alvo de um processo de impeachment, o que pode desviar o foco do início do novo governo.

Acompanhe abaixo as novidades do começo de governo.

Durante a apresentação dos argumentos da acusação no julgamento do impeachment de Donald Trump, a democrata Stacey Plaskett apresentou uma linha do tempo da invasão do Capitólio, com imagens e áudios inéditos.

Com gravações de uma câmera de segurança no térreo do edifício, Plaskett mostrou o momento do ataque, com invasores quebrando as janelas para entrar. Neste momento, um policial correu para tentar impedir a entrada com spray de pimenta, mas deixou o local momentos depois.

Em outro vídeo, o policial do Capitólio identificado como Goodman é visto correndo em direção ao primeiro andar, quando passa por Mitt Romney e diz para o senador procurar um local para ficar em segurança. Momentos depois, Goodman está, sozinho, tentando impedir a turba de subir as escadas e invadir o plenário do Senado.

Imagens da câmera de segurança do segundo andar mostram Goodman levando os apoiadores de Trump para longe da porta que daria acesso à sessão de certificação da vitória de Joe Biden.

Plaskett também reproduziu áudios entre a polícia do Capitólio e a força de segurança de Washington, informando que o discurso de Trump havia encerrado e pedindo reforços, com agentes feridos.

A democrata destacou ainda a atuação dos Proud Boys, grupo de extrema direita que apoia Trump, e as ameaças de morte ao ex-vice-presidente Mike Pence e à presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi.

Outro áudio reproduzido foi o de um telefonema de um funcionário que se escondia com colegas no gabinete de Pelosi, pedindo a presença da polícia do Capitólio.

O gabinete da presidente da Câmara foi invadido pelos apoiadores do ex-presidente.

Fonte: Folha de São Paulo

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.