Goiás Notícias

Inverno começa no Hemisfério Sul

Começou na manhã de hoje (21) – mais precisamente às 7h07 – o inverno no Hemisfério Sul, estação que terminará no dia 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), historicamente o inverno é menos chuvoso nesse período nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em grande parte da Região Norte.

Com a diminuição das chuvas – que ficam mais concentradas no noroeste da Amazônia, em Roraima e no extremo sul do país – diminui também a umidade relativa do ar, o que pode levar ao aumento do número de queimadas e incêndios florestais, além de doenças respiratórias.

São características do inverno as incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, o que causa queda acentuada da temperatura e formação de nevoeiros e névoas úmidas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Aumenta também a incidência de geadas nas regiões Sul e Sudeste, bem como no sul de Mato Grosso do Sul. Há também a possibilidade de neve nas áreas serranas e de planaltos da Região Sul.

De acordo com o Inmet, a estação apresenta ainda “episódios de friagem” em Roraima, no Acre e sul do Amazonas.

O Inmet informa que desde a primavera de 2017, a temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial tem se mantido abaixo da média, caracterizando o fenômeno La Niña. No entanto, a partir da segunda quinzena de abril de 2018, as anomalias atmosféricas típicas do La Niña “enfraqueceram consideravelmente”. Com isso, as condições de neutralidade se estabeleceram durante o mês de maio deste ano em todo o Pacífico Tropical. A expectativa é de que este padrão de neutralidade se mantenha durante o inverno e a primavera de 2018.

De acordo com o Inmet, há um “indicativo” de que possivelmente o fenômeno El Niño ocorrerá no final da primavera e início do verão 2018/2019. Isso, no entanto só será confirmado nas próximas previsões climáticas.

Primeiro dia do inverno tem previsão de queda na temperatura em Goiás

Em Goiás, a estação é marcada pela entrada de massas de ar de origem polar o que pode trazer frio e temperaturas mais baixas em todas as regiões do Estado.De acordo com o Goiás Agora, a umidade relativa do ar deve ficar baixa em algumas regiões, atingindo índices inferiores a 30%. Em Goiânia, a previsão para hoje é de temperatura máxima de 30° e mínima de 14°C. Já a umidade relativa do ar pode variar entre 91% e 37%. Os dados são do ClimaTempo.

Ainda de acordo com o Goiás Agora, até mesmo no Norte, onde sempre faz muito calor, as temperaturas tendem a cair nesta quinta. Em Uruaçu, por exemplo, a mínima deve ser de 14ºC e a máxima não deverá passar dos 28ºC. Em Panamá, no Sul goiano, mínima de 12ºC e máxima 26ºC.

Em Valparaíso, no Leste, mínima de 14ºC e máxima 27ºC. Esta região deverá registrar a menor umidade relativa do ar prevista para esta quinta-feira, em torno dos 29%. No Sudoeste goiano, mínima de 12ºC e máxima de 27ºC.

Fonte: Agencia Brasil

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.