Meio Ambiente Notícias

Governo apresenta nova norma de licenciamento ambiental

O governo do estado lançou, na tarde desta segunda-feira, a nova norma de licenciamento ambiental do estado. O objetivo, de acordo com a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), é modernizar e atualizar a legislação vigente.

A apresentação foi feita pela titular da pasta, Andréa Vulcanis, auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), no Setor Sul da capital. Ela afirmou que proposta será colocada em consulta pública e que “estabelece normas para o licenciamento de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação do meio ambiente”.

A secretária afirmou que a atualização é necessária, uma vez que a legislação vigente é da década de 1970. Além disso, ela foi reeditada com uma série de normas ao longo dos anos. “Isso trouxe um embaralhamento no processo. Não se sabe ao certo o que está revogado e o que continua em vigor”.

A ideia, de acordo com o governo do estado, é simplificar, modernizar e atualizar a legislação. De acordo com a Semad, existem hoje 3 mil processos de licenciamento na fila. Além disso, um empreendimento chega a ter 10 a 15 licenças. “Quando falamos, por exemplo, de uma mineração, são exigidas licenças separadas para cava, beneficiamento, estação de tratamento, derrocamento, e assim vai. É, portanto, um procedimento bastante equivocado e que precisa ser revisto”, afirmou a secretária.

A consulta pública tem início nesta segunda e vai durar 20 dias. Os interessados em participar devem acessar o site da Semad.

 

Fonte: Mais Goiás

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro Olho no Olho, no Balanço Geral; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico Opinião em Debate, que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820am, de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 08H30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8:30h ate às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Patrocinado por