Notícias Política

Ex-auxiliar de Dilma confessa à PF que havia pressa da petista para nomear Lula ministro da Casa Civil

O  ex-assessor da Casa Civil de Dilma, Jorge Messias, conhecido como “Bessias”, complicou a vida dos ex-presidentes Dilma e Lula em seu depoimento à Polícia Federal sobre o caso em que os dois petistas são acusados de crime de obstrução de Justiça.

O ex-auxiliar de Dilma confirmou a “anormalidade” do pedido da então presidente Dilma Rousseff para que providenciasse com urgência um termo de posse para o ex-presidente Lula, no dia 16 de março de 2016, época em que o petista temia ser preso e buscava foro privilegiado negociado com Dilma no cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

Jorge Rodrigo Araújo Messias ocupava o posto de subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, durante o episódio e se tornou conhecido nacionalmente como ‘Bessias’ após a divulgação do áudio em que Dilma combinava a trma com o ex-presidente Lula. Na ligação interceptada pela Polícia Federal, a ex-presidente  tentava confortar Lula e o avisava que estava enviando ‘Bessias’ com o termo de posse para o cargo de ministro da Casa Civil. Na ligação, Dilma recomendava que Lula só usasse o documento “em caso de necessidade”,

A ISTOÉ obteve acesso ao depoimento de “Bessias” à PF, no qual o ex-auxiliar de Dilma deixou escapar algo que complica a petista e o ex-presidente Lula, ao confirmar que havia pressa para nomeá-lo para o cargo, para isso, foi adotado um procedimento não usual.

“O declarante informa que, embora não seja situação habitual, já teria ocorrido de o empossado assinar o termo de posse sem a presença ou a prévia assinatura da autoridade empossante”, afirmou à PF. Em seguida, as autoridades quiseram saber de Messias se havia real necessidade de publicar uma edição extra do Diário Oficial ainda no mesmo dia para formalizar a nomeação do petista, ao que ele respondeu: “A publicação extra do Diário Oficial da União é muito comum para atos normativos urgentes e administrativos”, o que não costuma ser usual em casos de nomeação de Ministros. Para a PF, ficou claro que Dilma nomeou Lula às pressas para livrá-lo das mãos do juiz Sérgio Moro. Fonte: Site Imprensa Viva

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é jornalista, publicitário e terapeuta transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Record realizando comentários no quadro 'Olho no Olho', no Balanço Geral. Mantém, há mais de 18 anos, o programa 'Opinião em Debate' que agora está na PUC TV. No meio impresso, é articulista no Diário da Manhã, e no Jornal OHoje.
Radialista de carteirinha, comanda o tradicional programa jornalístico 'Opinião em Debate', que já ocupou o horário nobre em diversas emissoras, e hoje, está na nacionalmente conhecida Rede Bandeirantes 820AM, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 08h30 da manhã. Logo após é membro da bancada mais ativista da felicidade, das 8h30 até às 10h da manhã, na Jovem Pan Goiânia 106,7FM.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.