Artigos

Dez perigosas semelhanças entre Brasil e a Venezuela.

A Venezuela navega em mares turbulentos como se fosse um navio assombrado. Apesar do nome, o Presidente Nicolas Maduro é verde na área de administração e segura o leme sob as orientações do fantasma de Hugo Chaves. O povão sofre o diabo e sequer tem a garantia de adquirir papel higiênico para limpar os traseiros. A nação se atola numa crise com visíveis desdobramentos negativos. Por enquanto, o Brasil não é a Venezuela. O que assusta são dez semelhanças de tirar o sono:

1) Os Governantes atuais agem na tutela e na sombra do antecessor. Hugo Chavez é a voz do túmulo, Lula é o controle exercido nos bastidores.

2) Ambos os Países são generosos com a ditadura cubana e provam seu fascínio pelos irmãos castro, aplicando bilhões na ilhota comunista.

3)O presidente Maduro utiliza os recursos da estatal do Petróleo ( PVSA) para incrementar políticas populistas, sucateando a empresa, diminuindo sua capacidade de investimento, acumulando uma babel de empregos de cabide,  desvirtuando sua finalidade empresarial qualificada. Dilma opera a Petrobras em moldes idênticos, mantendo, teimosamente, os preços dos derivados de Petróleo em patamares artificiais, de olho no projeto para manter  se no poder. A estatal mantém um penduricalho de funcionários que drenam os recursos da empresa.

4) O Presidente da  Venezuela recusa-se a ouvir e atender o clamor do povo nas ruas. Prefere endurecer e demonizar os que protestam. Dilma esquivou-se em atender os manifestantes e agiliza leis que vão inibir os que reclamam soluções.

5)O Brasil investe bilhões na Copa do Mundo em detrimento de aplicações que geram um verdadeiro desenvolvimento sócio econômico. Maduro insiste em desapropriações infrutíferas que solapam a economia do País.

6) A politica de Nicolas Maduro é enfraquecer a oposição, estigmatizando quem se apõe ao governo. O PT de Dilma faz o mesmo, encurralando a oposição via conchavos nos bastidores, taxando de fascistas os opositores.

7)Maduro derreteu a imprensa livre, ora fechando canais de rádio e TV, ora garroteando sua capacidade de sobrevivência. Um pouco mais sútil, o PT de Dilma compra a imprensa com vultosas quantias em publicidade e, sempre que pode via Lula, desmoraliza os veículos independentes, desqualificando suas atividades. Continua tentando uma legislação capaz de inibir e diminuir a liberdade de imprensa. Projeto que o PT nunca desistiu.

8)Nicolas Maduro mantém uma tropa de choque pronta para destruir, desmoralizar e constranger os adversários. O lulo petismo faz o mesmo via redes sociais, patrocinando veículos e jornalistas que atacam, procurando destruir os que criticam. Assim como Maduro, controla os sindicatos e segura o MST como uma tropa de choque a ser utilizada como chicote.

9) Na Venezuela aos amigos do regime tudo é permitido, mantendo benesses aos que mamam nas tetas do contribuinte. No Brasil acontece o mesmo.

10) O judiciário na Venezuela foi aparelhado para atender os que comandam o País. No Brasil, o STF mantém em seus quadros uma maioria visivelmente atrelada aos que os indicaram na função de Ministro.

 

No arremate, os dois regimes são inspirados no atraso do modelo comunista, com visões estatizantes e numa queda de braço improdutiva nas ações da iniciativa privada. Felizmente não  somos, ainda, a Venezuela. Mas nesse ritmo…..

Sobre o Autor

Rosenwal Ferreira

Rosenwal Ferreira é Jornalista, Publicitário e Terapeuta Transpessoal. Multimídia talentoso, ele atua na TV Serra Dourada realizando comentários para o Jornal do Meio Dia; mantém, há mais de 18 anos, o programa Opinião em Debate na TBC Cultura e realiza na TV Metrópole um programa com análises políticas e econômicas. Escreve para o Jornal Diário da Manhã, Jornal O hoje e mantém um tradicional programa jornalístico na Rádio 730 am , de segunda a sexta feira, das 08 às 09 horas da manhã.

Deixe seu Comentário

Clique aqui para comentar

Patrocinado por